terça-feira, 31 de outubro de 2017

Justiça censura show de Caetano Veloso

O show foi proibido, mas o ato político aconteceu. Reprodução Instagram


"Ocupação Povo Sem Medo", de São Bernardo. Foto de Ricardo Stuckert
A grande mídia em geral tenta desqualificar a censura ao show que Caetano Veloso faria na ocupação do MTST em São Bernardo do Campo. Focaliza-se preferencialmente o despacho da juíza Ida Inês Del Cid, da 2ª Vara da Fazenda Pública local, que enfatiza a suposta falta de "estrutura para shows, ainda mais, de artista tão querido pelo público, por interpretar canções lindíssimas, com voz inigualável”.
Mas há outros fatos a considerar. O pedido do MP caracteriza a censura ao fundamentar o pedido no argumento de que o show seria realizado "em local que foi ocupado, e que está sub judice referida ocupação". Além disso, em operação para tentar proibir o ato político a Prefeitura de São Bernardo impediu a entrada de equipamento de som no terreno ocupado que, aliás, tem alta dívida de IPTU com a própria prefeitura e estava abandonado há 40 anos, segundo o MTST.

Depois da proibição, Caetano Veloso e vários artistas foram à ocupação, ontem. O cantor subiu ao palanque, mas não cantou. Foi a primeira vez que um show de Caetano foi censurado desde o fim da ditadura militar. Sem música, o ato político aconteceu.


Nesta manhã de terça-feira, 6.500 famílias fazem uma marcha de 23km, até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para pressionar o governador Geraldo Alckmin a ceder o tereno para a construção de moradias.

Nenhum comentário: