domingo, 22 de outubro de 2017

Tá debochando de eu? Larga deu... Como dizia Bezerra da Silva, "já passou da hora do bicho pegar"

por O.V.Pochê

Depois da ideia da Ração Doria, que é um exemplo bem acabado de "segurança alimentar", organizações sociais estão virando a noite para apresentar projetos ao presidenciável. É um campo novo de negócios aproveitar sobras para engordar o povão. As iniciativas agora vão desde o útil ao lazer. A maioria dos projetos está sob sigilo, mas uma fonte próxima ao "terceiro setor" entregou algumas informações em troca de um mimo: um quadro de Romero Britto.

Seguem alguns projetos em estudo. E são apenas alguns, as sugestões não param de chegar após o extraordinários sucesso da Ração Doria.


Chope artesanal Doria - há um grande desperdício dos restos de chope que os pinguços deixam nas calderetas. Daí um projeto integrado com botequins vai reciclar a sobre a distribuir chope pós-gourmet nas comunidades. Futuramente, o mesmo será feito com champã

Tênis Doria - Um grupo de voluntários vai recolher todos os tênis pendurados na rede elétrica - são milhares só em São Paulo - lavá-los no Tietê e doar às crianças das escolas públicas.

Camisinha Doria - Pobre tem a mania de se reproduzir. Isso tem que acabar. Senhoras da sociedade paulistana vão percorrer as ruas, canais, bueiros e rios recolhendo restos de sacolas de supermercados. O material será reaproveitado na fábrica de um empresário colaborador e transformada em camisinhas.

Perfume Doria - Pobre às vezes não cheira bem. Esse problema vai acabar. Voluntárias da elegante região dos Jardins vão passar de mansão em mansão recolhendo sobras de perfumes nos banheiros da madame. Acontece muito de os maridos ou amantes não gostarem da fragrância e o produto ser desprezado até evaporar. Com essa iniciativa, os perfumes serão reembalados e distribuidos gratuitamente. Até o ar do metrô vai ficar mais respirável.

Cuecas e calcinhas Doria - Socialites já confessaram em entrevistas que não é elegante mandar lavar calcinha e cueca. Usou, jogou fora, compra outra. Aí está outra grande oportunidade social: pedir doações à elite paulistana. O material será devidamente higienizado e distribuído em parceria com a Arquidiocese.

Cruzeiros Doria - Autoridades observaram que há muitos barcos parados em algumas represas de São Paulo. Serão feitos convênios com os proprietários para levar famílias de pobres a passeios que simularão um pouco dos elegantes cruzeiros marítmos. Haverá mesa de croquetes feitos com Ração Dória. Os pobres merecem ter essa sensação. Haverá também uma função educativa que é mostrar in loco que a poluição do meio ambiente não impede o lazer.


Milhagem Doria - Será criado um programa de milhagens para linhas de ônibus. O pobre que gastar mais de quatro horas para ir e voltar do trabalho vai ser compensado: suas milhas poderão ser trocadas por um tour nas comunidades do ABC. Por cinco mil milhas poderá até fazer o mesmo indo ao Rio de Janeiro visitar áreas conflagradas que só conhecem pela TV.


Nenhum comentário: