sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Fotojornalismo: o Caso Morécio na noite da "santa ceia" da Istoé ainda agita as redes sociais...

Em um primeiro momento, a mídia não destacou o flagrante feito por Diego Padgurschi.

Previsível, já que a foto candidata ao ranking do ano não era exatamente aquilo que jornalões queriam ver.

Em meio a uma cobertura formal, de um desses prêmios corporativos sem muito importância, a lente do fotojornalista captou uma cena marcante.

Enquanto a maioria dos profissionais registrava sonolentos cumprimentos e tapinhas das costas, trocas de elogios e abraços, Padgurschi percebeu que um momento político revelador, pleno de caras e bocas, olho no olho, sorrisos e cochichos, desenrolava-se em um subplano do regabofe.

O fotógrafo, fotojornalista em essência, percebeu que a notícia estava ali e não no desfile brega de homenagens a engravatados.

A imagem, claro, explodiu nas redes sociais, viralizou, gerou dezenas de memes.

A dupla unida nos pixels da câmera de Padgurschi até ganhou um apelido: Morécio.

Muito mais do que os editores da grande mídia, os internautas souberam selecionar o que era lixo promocional e o que era notícia autêntica.

E até distinguir o que é ironia: um deles escreveu sobre a já histórica foto das duas personalidades em conexão: "É a síntese do respeito entre o que poderia prender e o que poderia ser preso".

Entre centenas de memes que circulam nas redes sociais tem até um interpretação bíblica do encontro dos dois atores políticos (sim, no caso, a cena é política e os protagonistas aparecem em papel idem independentemente dos seus títulos) em uma ceia profana. Reprodução

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Essa foto se não é uma montagem é muito esquisita.

BQVManchete disse...

Não tem nada de montagem aí, J.A. Barros. Só na santa ceia.