quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Demora na execução das penas pode fazer o julgamento do mensalão cair em descrédito popular

por Eli Halfoun

Existem caminhos (e burocracias) judiciais que precisam ser cumpridos, mas bem que o STF podia escolher um atalho para mandar executar imediatamente a prisão e cassação dos condenados no histórico julgamento do mensalão. O fato é que a demora na execução das sentenças está criando na população uma irritação e um descrédito que pode acabar fazendo com que o julgamento do mensalão passe a ser visto apenas como mais uma demonstração de que nesse país se joga para a torcida quando se trata de política e de justiça. O resultado é que o povo, que ficou tão justificadamente entusiasmado com o julgamento e as punições de corruptos, já acredita que, como sempre acontece, tudo acabará em uma grande pizza. O julgamento do mensalão já entrou para a história, mas precisa fixar-se nela fazendo cumprir logo o que a Alta Corte decidiu. Até para que ela continue sendo Alta e respeitada em suas decisões. Além de uma profunda descrença e irritação a demora, mesmo que legalmente permitida e exigida acabará criando para os corruptos mais uma certeza de que sempre dá para meter a mão gananciosa no dinheiro do povo porque as condenações que resultariam de julgamentos sérios não seriam cumpridas e, se fossem, deixariam os condenados no bem bom da liberdade por muito tempo. O mensalão não pode ser visto pelo povo como mais um jogo de cena. Esse filme o povo já viu e sabe que não vale a pena ver de novo. (Eli Halfoun)

3 comentários:

debarros disse...

Neste país nada é levado muito a sério, principalmente na Justiça, que deveria ser séria, mas não é. Veja bem: os réus do mensalão julgados e condenados pelo STF também poderiam ser absolvidos. Existe sempre um outro lado da história. Agora, levar esses réus à prisão antes de ter transitado em julgado as suas condenações entendo que é precipitação ou existem um outras intenções ocultas e de má fé.

debarros disse...

Neste país nada é levado muito a sério, principalmente na Justiça, que deveria ser séria, mas não é. Veja bem: os réus do mensalão julgados e condenados pelo STF também poderiam ser absolvidos. Existe sempre um outro lado da história. Agora, levar esses réus à prisão antes de ter transitado em julgado as suas condenações entendo que é precipitação ou existem outras intenções ocultas e de má fé.

Stênio disse...

Pode até ser mas esse tribunal ditador não tem moral pra prender ninguém. É tudo jogado política, os caras não tinham provas, atropelaram a lei. Mexeu com o PT mexeu comigo. Vamo pra rua, galera. Os inimigos do povo estão aí querendo acabar com bolsa família, com bolsa escola com aposentadoria com CLT, com ajuda aos idosos, com SUs. Vamo defender nossas conquistas e nossas vitórias