quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Rede de comunicação dos trabalhadores: uma alternativa que o Brasil merece

Do ponto de vista da liberdade e diversidade de expressão é um alento: uma rede de comunicação dos trabalhadores começa a se tornar realidade. Falta muito, mas já há o que comemorar. O grupo de mídia dos sindicatos ligados à CUT foi criado em 2010, estimulada por Lula, e já conta com  uma emissora de TV, três rádios, dois sites de notícias, dois jornais e uma revista mensal. Lula, aliás, tem evitado falar com a mídia empresarial, mas já deu três entrevistas exclusivas à TVT (TV dos Trabalhadores). Segundo matéria veiculada hoje na Folha de São Paulo, a nova rede prevê oferecer alternativa às emissoras comerciais, veiculando programas jornalísticos, educativos e documentários. Trata-se de um passo importante rumo a uma verdadeira e democrática comunicação social. Em países desenvolvidos, os trabalhadores e partidos políticos dispõem de meios próprios para "falar" com os cidadãos. A rede da CUT emprega, no momento, 170 jornalistas.     

2 comentários:

debarros disse...

Só uma pergunta que queria fazer. De onde vem o dinheiro para montar essa estação de TV? Pergunta sem qualquer implicação política. Apenas curiosidade.

Wilson disse...

Acho que a Itália, de tradições laboriais, é um país, ao lado da França, que mantém veículos ligados a partidos políticos, e que declaram isso, e a sindicatos, É saudável que a imprensa tenha essas vertentes autênticas já que a mídia capitalista defende interesses empresariais, obviamente.