sábado, 15 de dezembro de 2012

Praia privada: no Rio sem dono, o Verão do crachá

O precedente é assustador. Embora a lei determine que praia no Brasil é terreno público, uma empresa conseguiu, em acordo com o Forte de Copacabana, ocupar uma área na orla, que será transformada em beach club para endinheirados. Moradores da região protestam mas a data de inauguração já está marcada. Se vale para um, vale pra todos. Não será surpresa se, em futuro próximo, cercadinhos vips invadirem Ipanema, Copacabana, Barra etc. Praia só pagando e com crachá.

2 comentários:

debarros disse...

Mas essa ideia não é novidade, Há muitos anos conheci um laureado escritor, autor de um livro muito premiado, que defendia a ideia de que o tunel de acesso à Copacabana deveria ter uma cancela para impedir a passagem dos suburbanos para a zona sul e se quisesse ir, nos fins de semana, se bronzear sob o sol das suas praias teria que pagar pesado pedágio.
Mas, o que me deixou mais intrigado nesse escritor é que ele defendia também a ideia de que os livros também deveriam ser proibidos à grande massa , que dizer que o povo não deveria ter acesso a cultura literária através dos livros.
Esse escritor era baiano. Dá pra entender?

Isabela disse...


O preconceito exitte. Me lembro que quando Brizola criou linhas de onibus do subúrbio para Ipanema, a gritaria foi geral. Mesma coisa com o Cieps, que até sofreu campanha de um grande jornal. ricos não aceitavam que pobre pudesse ter uma escola em tempo integral com asistência didática, médica, esportiva.