domingo, 8 de novembro de 2009

O dia em que o mundo parou



por Gonça
Foi em 7 de dezembro de 2008. Vasco mudou da Série. Vamos concordar que não há espaço na história de um clube de tantas glórias para o inadequado vocábulo "rebaixado". Esta Cruz de Malta já atravessou tempestades piores do que a burocrática mudança de letra A para letra B.
Já foi alvo, e superou, de um complô de clubes que a expulsou do antigo Campeonato Carioca. Corriam os  anos 20, o Vasco organizou uma divisão paralela, junto com outros dissidentes, continuou em campo...e vida que seguiu. Na época, ao admitir jogadores negros na Colina, irritou clubes então racistas e foi afastado da Liga sob a alegação de que não tinha uma estádio. Daí, a construção do São Januário. Mas isso é História.
Já se disse por aí que a atual temporada na Série B, ontem matematicamente encerrada no Maracanã (falta o título ainda), teve o mérito de reunir um clube politicamente dividido e motivar a torcida. Um fenômeno que aconteceu com o Palmeiras e com o Corinthians. Agora é aproveitar o embalo e reforçar o time para 2010. Como diz a letra de Lamartine Babo (aliás, composta em 1949, comemorando 60 anos) "tua estrela na terra a brilhar ilumina o mar..." . Ou, na letra do primeiro hino (este, de Joaquim Barros Ferreira da Silva, composto em 1918, dá-lhe Google), "Vascaínos, avante é lutar/ Sempre o Vasco venceu quando quis/ Quer em terra, ou ainda no mar/ Nunca o Vasco baixou a serviz"
Quer saber? O mundo parou de novo.
Foi bonita a festa, pá. 

Um comentário:

debarrros disse...

O Vasco faz parte da história do futebol brasileiro. Como grande clube não podia deixar de ser vencedor na série em que está no momento. De grandes tradições fez valer a sua história e hoje volta a primeira série do campeonato carioca de onde nunca deveria ter saido. Mas, uma má administração cheia de erros e suspeitas de malversação de investimentos o Vasco se perdeu no caminho e chegou no lugar de onde está saindo, hoje, com toda a glória de um grande clube. Na minha opinião, Roberto Dinamite, foi o grande agente que conduziu o Vasco a essa virada, tornando-se o grande vitorioso na luta que travou para vencer aqueles que levaram, esse grande time, a situação a que chegou. Parabens Roberto Dinamite!