por Flávio Sépia
A empresa de pesquisa de mídia, Kantar, divulga os resultados de um levantamento sobre os índices de confianças nos noticiários de diversos tipos de veículos. Segundo o Meio &Mensagem, o "Trust In News" ouviu oito mil pessoas nos Estados Unidos, Brasil, França e Reino Unido. As conclusões são interessantes e mostram um avanço por parte dos leitores na busca de mais de uma fonte para confirmar notícias. De acordo com o estudo, 40% dos entrevistados aumentaram o número de fontes que usam para comparar informações. Mais de 75% dos consumidores de notícias fizeram averiguação própria dos fatos em várias origens.
Sites jornalísticos exclusivamente on line têm a confiança de 50% dos leitores. Aplicativos de mensagens e mídias sociais, mais comumente geradores de fake news, são confiáveis para apenas 30% dos pesquisados.
Outro número interessante demonstra que 40% dos leitores admitem que têm a responsabilidade de combater fake news. Um em cada cinco entrevistados fez mea culpa por ter compartilhado informação após ler apenas o título.
O público começa a adotar um comportamento defensivo para se proteger das fake news. E isso é bom.
Um comentário:
A mídia das cinco famílias não gosta de sites e blogs independentes na internet e bota no mesmo saco redes sociais pessoais e sites feitos por jornalistas profissionais. É preciso diferenciar. Não esqueçam que por interesses políticos, economicos e midia das famílias gera fake news. É importante que os leitores como diz a pesquisa chequem em mais de uma fonte as notícias inclusive as da midias das famílias
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