domingo, 26 de fevereiro de 2017

Futebol carioca tem o bloco dos "enjeitados da Globo"



O site Conexão Jornalismo publica uma matéria e vídeo sobre um comentário do jornalista André Risek a propósito de um certo "desprezo" que a imprensa carioca demonstra em relação ao Botafogo.

A torcida do alvinegro também faz essa queixa. Nos programas jornalísticos de TV, Rádio e mídias digitais e impressas, o Flamengo é privilegiado. Tem mais torcida, dizem, e dá mais audiência, o que nem sempre é confirmado e depende muito do momento do time e da importância do jogo.

O problema aí, já que estamos falando de jornalismo, é um padrão de predomínio do fator comercial sobre a notícia. Se seguisse esse raciocínio restritivo, a CNN jamais daria notícia sobre o 'soccer' que, nos Estados Unidos, alcança apenas minorias.

Se o Botafogo reclama, imaginem o Vasco. Há muito, as relações do Vasco com o Grupo Globo são conflituosas. Certa vez, insatisfeito com a cobertura, o combativo Eurico Miranda mandou colar nas camisas dos jogadores o logotipo do SBT em um jogo contra o Corinthians transmitido pela Globo. Editoriais e artigos virulentos de colunistas solidários com o patrão responderam à provocação do Eurico. E esse clima costuma reaparecer nas entrelinhas da cobertura do Vasco até hoje. Coincidentemente, ao lado do Botafogo, o Vasco é o clube, digamos, menos dócil nesse relacionamento com a Globo.

Às vezes, mesmo fora da mídia esportiva, vale encaixar um discreto comentário depreciativo em forma de reticências... (Veja abaixo notinha publicada ontem).



    LEIA A MATÉRIA DO CONEXÃO JORNALISMO E VEJA O VÍDEO. 
CLIQUE AQUI


3 comentários:

Hector disse...

Essa tendencia comercial a medio prazo prejudica o futebol. Vejam o caso da Espanha, reduz-se a Barcelona, Real Madri e, abaixo, Atlético de Madri.
Barcelona e Real dividem os títulos desde 20014 com exceção do ano passado, quando deu Atlético de Madri. Fora desses três, só o Valência ganhou titulo em 2004.
Na Alemanha é um pouco menos, Bayern de Munique ganhou sete títulos nos últimos dez anos.

J.A.Barros disse...

Se esse apoio às torcidas do Flamengo pela emissora de TV da Globo favorecendo seu noticiário a esse clube carioca rendesse realmente um grande IBOPE a TV estaria muito tranquila e na ponta de assistência de TV. Não acredito que esse IBOPE seja muito satisfeito porque A Bloch Editores S/A editou na década de 70 um revista de esporte: a Manchete Esportiva e nessa época o Flamengo estava no seu melhor dos tempos, cheia de craques além do Zico e a revista editava esse craque na capa mais ou menos duas vezes por mês e mesmo assim a sua venda nas bancas não aumentava um número. Um ano e meio depois de seu lançamento a Editora teve que fechar a revista esportiva por queda nas vendas.

Silva disse...

Não vejo futuro no futebol brasileiro porque os craques e as promessas vão logo para a Europa. Dizem que os clubes devem investir em base. Como? Se logo aparece um empresário e leva garotos de 16 anos por milhões de euros?