quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Projeto Credibilidade para promover jornalismo confiável pode ser uma boa notícia. Mas quem vai denunciar a omissão deliberada dos fatos e quem vai checar a checagem das notícias? Se for o caso...

O jornal O Povo, do Ceará, é mais um veículo a aderir ao Projeto Credibilidade e passar a integrar o grupo que pretende "refletir sobre a fragmentação da narrativa noticiosa no ambiente digital e desenvolver ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo confiável e de alta qualidade na internet".

Até agora fazem parte do PC a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Agência Lupa, Aos Fatos, Folha de S. Paulo, Jornal da Cidade, Jornal de Jundiaí, Nexo Jornal, Nova Escola, O Globo, O Estado de S. Paulo, UOL e Zero Hora, além de O Povo.

Há mérito na iniciativa em tempos de disseminação de informações não checadas em sites, portais, blogs, twitter, Facebook e outras páginas pessoais ou corporativas da web.

O risco é o PC deixar de fora a chamada velha mídia que também atua na internet e não está imune à pós-verdade ou à manipulação dos fatos, como historicamente demonstrado, em várias épocas.

Outra dúvida: a declaração de princípios do PC enfatiza a busca da credibilidade, mas não se refere à omissão. A credibilidade da mídia também é posta em risco quando editores ignoram determinados fatos que atinjam de alguma forma os interesses políticos, comerciais ou financeiros dos veículos, seus parceiros, "amigos", e deixem de prestar à sociedade o dever de informar.

Mais uma dúvida? Quem vai checar a checagem?  Se houver mais dúvidas?...

Um comentário:

Corrêa disse...

Se for honesta essa iniciativa é positiva. Se vai deixar de fora as mentiras dos grandes jornais e da TV cairá na vala comum da suspeição