terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Arrocho fiscal também mata...



Alguns estados estão paralisando ou precarizando serviços essenciais. Segurança, saúde e educação, além de folhas de pagamento, são os alvos principais da tesoura. Até recentemente, o Espírito Santo era elogiado na mídia por estar com as contas em dia. Exemplo de responsabilidade fiscal, dizia-se, em contraponto ao "caos" do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e outros. Pois bem, o Espírito Santo acaba de sucumbir ao arrocho fiscal. Sem abrir mão da política neoliberal que favorece o mercado financeiro, a especulação e os traficantes de dinheiro, o governo federal resiste a retirar as amarras que sufocam os estados, embora não feche as torneiras para grandes grupos privados. Ajuste fiscal é a nova Inquisição, quem criticá-la pode ser levado à fogueira midiática.
Com a Polícia Militar em greve (a categoria reivindica reajustes de salários defasados), saques e assaltos explodem no Espírito Santo. Nos últimos dias, mais de 50 pessoas foram assassinadas. O 'Ministério da Fazenda" adverte: "ajuste fiscal" também pode matar não só nas portas dos hospitais públicos em fase de desmonte como nas ruas. Em meio ao noticiário, um fato emblemático no Espírito Santo é divulgado em vários sites: uma filiada ao PSDB que foi candidata nas últimas eleições teria sido flagrada por câmeras saqueando uma loja. Ela seria suplente da Câmara de Vereadores de Cachoeiro do Itapemirim. Vai ver a moça estava reforçando o guarda-roupa verde-amarelo das passeatas contra a corrupção para voltar às ruas em defesa de políticos tucanos acusados por delatores da Lava Jato.  

4 comentários:

J.A.Barros disse...

Este PAÍS VIROU UM "FAR WEST ". Podemos agradecer esta situação aos incompetentes administradores mas espertíssimo sem manipular as conta-correntes, lulopetistas que destruiram a economia e a indústria brasileira. Devem estar felizes da vida – apesar de alguns estarem na cadeia – com os bolsos cheios de dinheiro e duplex e triplex, sítios e fazendas espalhadas pelo país. Bobos somos nós que pagamos os impostos atém do imposto de renda descontados nos nossos contra-cheques.

J.A.Barros disse...

E quem tá pagando essa conta somos nós: o povo

Wilson disse...

Apoiado, mata, já matou, teve caso de funcionário que se suicidou, mata nas portas dos hospitais, nas cadeias sem dinheiro pra comprar comida.

Hoffman disse...

A STF negou ajuda ao Rio. Se vier o caos e violência essa Será uma consequência. Os economistas que não pensam nas pessoas querem favorecer os rico e o povo que se dane.