sábado, 4 de fevereiro de 2017

De Beyoncé grávida aos Beatles em Abbey Road, uma foto vale por mil lendas

Reprodução Foto Awol Erizku
por Flávio Sépia 

A foto mais vista no mundo, na semana que passou, foi a da Beyoncé grávida de gêmeos.

Bateu o recorde no Instagram, com oito milhões de acessos apenas nas primeiras 24 horas.

O autor da foto é o novaiorquino Awol Erizku.

Em meio à repercussão da imagem logo circularam na rede "interpretações" sobre a simbologia da cena. Foram citadas obras de arte clássicas, como um retrato de Elizabeth I, pinturas flamencas cujas características seriam, segundo críticos, mãos cruzadas e rosto em ângulo com o corpo. Flores seriam alusão à fertilidade e com a imensa coroa de flores Beyoncé quis lembrar o momento triste de uma gravidez anterior malsucedida.

Não se sabe se a cantora e o fotógrafo pensaram em tudo isso, mas o que a web divaga.

Divulgação

A "viagem" dos internautas lembra, de certa forma, o caso da famosa foto dos Beatles cruzando Abbey Road quando o fato de Paul Mc Cartney estar descalço passava a mensagem da sua "morte'.

Mesmo em tempos analógicos-diluvianos, quando nem a ficção científica imaginava o Instagram, a lenda urbana correu o mundo especulando que havia ali uma referência a um funeral. Além de McCartney, o cadáver, Ringo, de preto, era o dono da funerária, John, de branco, o oficiante da cerimônia e George. de jeans, o simples coveiro. Ao fundo, um carro funerário preto. A placa do Fusca (LMW) eram as iniciais de Linda McCartney Widow e denunciavam a viuvez da então mulher do beatle. Eram muitos os detalhes que asseguravam a "tese".

O mundo gira e a Lusitana roda, a tecnologia muda os "modelos" e a imaginação continua no poder.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Lã como aqui os carros cometem infração estacionando com duas rodas sobre a calçada.