domingo, 19 de fevereiro de 2017

Memória do carnaval carioca: como o Rio sambava e brincava em 1965

Um filme em Super 8 postado no You Tube e replicado em páginas do Facebook já foi visto por milhares de pessoas. São imagens raras feitas por amador, praticamente não editadas. 
O filme ganha mais importância diante do fato de os arquivos de televisões da época guardarem pouquíssimo material dos anos 60. 
Alguma coisa é possível rever nos acervos dos cinejornais. Mas a filmagem que você pode ver aqui (link abaixo) tem uma valiosa marca de autenticidade. 
Não é um "filme de diretor", mas de um apaixonado pela folia popular a focalizar os tipos e ritos do carnaval carioca em 1965, ano do Quarto Centenário da cidade, 
VEJA AQUI

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Se formos comparar esse carnaval de rua mostrado nessas cenas vai perder de goleada para os blocos de rua dos dias de hoje. Parece que esses blocos de rua são meio tímidos e meio envergonhados de estarém pulando no carnaval. Os blocos de hoje além de serem mais organizados os seus foliões são mais aguerridos e brincam mesmo o carnaval. Os tempos passam e o comportamento das pessoas também mudam