sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Fotomemória da redação - Gal Costa em dois cliques da Fatos & Fotos. Com Caetano e Gil, em Londres, e com Guilherme Pereira e Cláudio Segtowich em Ipanema

Gil, Gal e Caetano, Londres, 1970. Reprodução/Fatos & Fotos


Gal, Guilherme Pereira e Cláudio Segtowich, Ipanema, 1976. Foto Arquivo Pessoal

Em 1970, Gal Costa visitou Caetano e Gil. Tempos de chumbo, os dois estavam então exilados em Londres, onde moraram de 1969 a 1971, após terem sido presos pela ditadura militar.

A Fatos & Fotos registrou com exclusividade o momento Tropicália no terreiro de Elizabeth, mais precisamente em Chelsea, rua Redesdale, endereço da dupla, uma casa simples com móveis de brechó. Na foto, vê-se uma máquina de escrever, algo inusitado para as novas gerações, mas provavelmente foi daquele "aplicativo" diluviano que saiu a letra da antológica 'London, London", de Caetano

Seis anos depois, a FF reencontrou Gal, de visual novo, dessa vez em Ipanema, onde ela morava. O famoso Pier, do qual foi musa, havia sido desmontado um ano antes. A foto em P&B é de bastidores, foi feita na Rua Saint Romain, logo após Gal Costa dar uma entrevista e posar para a Fatos & Fotos.

Um trio bem humorado - a cantora, seu maquiador Guilherme Pereira e o produtor Claudio Segtowich - foi fotografado ao lado da "viatura", uma Rural da frota da Bloch.

Gal vivia um grande momento. Poucos meses antes, de abril a outubro de 1975, sua voz abriu a novela 'Gabriela', um dos maiores sucessos da TV. Com Gal, o Brasil cantou "Modinha para Gabriela", de Dorival Caymmi. A matéria da FF tinha a ver com esse fenômeno musical da época: naquela semana, era lançado o LP  "Gal canta Caymmi", com dez faixas de autoria do genial compositor.

Gal continua na estrada. Neste domingo, 17, se apresenta em São Bernardo do Campo. Guilherme Pereira morreu em 2008. Claudinho Segtowich, produtor de dezenas de capas para revistas da Bloch como Manchete, Fatos & Fotos, Amiga e Desfile mora em Búzios, onde é atuante em eventos e em movimento de defesa e preservação do balneário.

O tempo rodou num instante, como diz o poeta Chico Buarque.

5 comentários:

J.A.Barros disse...

Naqueles tempos não existiam "mensalõesmn"e petrolões ", claro não existia o PT.

Ronaldo disse...

Grande produtor, amigos em todo o Rio de Janeiro, abraços Claudinho

Wilson disse...

O hômi tem fixação freudiana

Yuri disse...

Mensalão é invenção dá mídia golpista. Foi coisa do PMDB que está aí mandando.

Paula disse...

Gal cantando Gabriela, inesquecível.