terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Carnaval da Ilha da Madeira tem escola de samba "Os cariocas". E uma brincadeira que o Rio devia importar: os "assaltos"








Fotos do Carnaval de 2016. Madeira Islands e Madeira-web/Divulgação

Belíssimo destino de férias, a Ilha da Madeira tem um animado carnaval com toques cariocas. Mas não apenas isso. A programação em Funchal inclui cortejos tradicionais, trupes fantasiadas e a Festa dos Compadres, que é também uma espécie de ritual de passagem local do inverno para a primavera, com bonecos que lembram os de Olinda, crítica social e bom humor.
Mas o que o Rio deve importar é a tradição dos "assaltos" na folia de Funchal. Antigamente, grupos de mascarados "assaltavam" as casas em busca de iguarias (sonhos e malassadas, os bolinhos fritos feitos com mel de cana-de açúcar, ovos e farinha)) e bebidas. A tradição se mantém, mas foi substituída por"assaltos" combinados e são os mascarados que agora levam comida e bebida para as casas dos amigos.
Por aqui, os roubos nos blocos pela pivetada impune já são uma tradição, mas têm nada de amistosos.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Bem, a Ilha da Madeira faz parte do governo de Portugal e Portugal é um país ibérico mas dentro da civilização européia. O comportamento civil é regido pelos comportamento civil europeu e as pessoas são educadas dentro desse modelo. Ladrões e assaltante se existirem poderíamos chama-los de "ladrões de galinha ". O Brasil, é um país "sui generis ", que consegue conviver com ladrões e assaltantes, traficantes e bandos armados em pleno conviver do dia-a-dia. Quantas pessoas, crianças mulheres e velhos tem morrido por bala perdida por dia, nos bairros e nas ruas da cidade do Rio de Janeiro?Não vamos confundir "alhos com bugalhos"