segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Federação Paranaense de Futebol impede transmissão pelo You Tube do jogo Atlético-PR x Coritiba.

Mais do que simbólica, a suspensão do clássico entre Atlético-PR e Coritiba, ontem, é histórica.

Os dois clubes, exercendo prerrogativa que a lei lhes dá, optaram por não vender à Rede Globo os direitos de transmissão do jogo. Por uma questão puramente comercial: os donos do espetáculo, os clubes, consideraram "merreca" o valor oferecido para a exibição da partida.

Os dirigentes de Atlético-PR e Coritiba decidiram, então, exibir o jogo nos seus canais do You Tube, sem nada cobrar, apenas para não privar seus torcedores.

A poucos minutos de a bola rolar na Arena da Baixada, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) impediu a transmissão. sob a alegação de falta de credenciamento da equipe técnica. Impedidos de levar o jogo ao You Tube, Atlético-PR e Coritiba se negaram a jogar. Os jogadores dos dois times, de mãos dadas, saudaram as torcidas. As arquibancadas apoiaram o gesto e protestaram com a Federação e a Rede Globo, aos gritos de "vergonha".

A Rede Globo divulgou nota no Fantástico negando interferência e  citando o mesmo argumento da Federação Paranaense: a falta de credenciamento dos profissionais.

Caso de Curitiba à parte, essa questão de venda de direitos de transmissão, no Brasil, gera polêmicas e nem sempre é transparente. Uma das vertentes da agora praticamente esquecida investigação do FBI sobre os porões do futebol, e que alcançou a América do Sul, é precisamente esse quesito.

A guerra é de foice nesse campo. Resta torcer para que Coritiba e Atlético-PR tenham sinalizado um novo e inevitável caminho e que não sofram represálias de cartolas e que tais. Alguns clubes brasileiros já passaram um perrengue por se rebelar contra isso. Perguntem ao Vasco.

Mas os tempos são outros. Não só o You Tube é a ferramenta. Com a introdução do Facebook Live, o aplicativo que alcança milhões de pessoas já faz transmissão de jogos de futebol ao vivo e negocia a ampliação do serviço com as grandes ligas mundiais.

Não vai ser fácil para o passado continuar resistindo ao futuro

VEJA A REAÇÃO DOS TORCEDORES PARANAENSES, CLIQUE AQUI






NO SITE OFICIAL DO ATLÉTICO-PR, UM VÍDEO MOSTRA UM RESUMO DOS ACONTECIMENTOS. CLIQUE AQUI



E VEJA A POSIÇÃO OFICIAL DO CORITIBA, CLIQUE AQUI


Atualização em 21/2/2017 - A Federação Paranaense de Futebol marcou um novo Atletiba para a Quarta-Feira de Cinzas, 1° de março, na Arena da Baixada. 
Os clubes, até o dia de hoje, mantêm a decisão de transmitir a partida pelo You Tube. 
Sobre a proibição da transmissão pela web no último domingo, há versões contraditórias. Enquanto o presidente da FPF diz que o motivo foi a falta de credenciamento da equipe (segundo os clubes, eram apenas duas pessoas e o problema poderia ter sido contornado com o deslocamento delas para outro local), um dos árbitros afirmou que a ordem que recebeu da FPF foi de que não haveria jogo enquanto a transmissão pelo You Tube (que estava começando e alcançava quase 150 mil pessoas) não fosse interrompida. 
O Tribunal de Justiça Desportiva ainda não recebeu a súmula da arbitragem para analisar a questão. 
A Rede Globo reafirma em nota oficial que "em nenhuma hipótese, teve qualquer ligação com o episódio".

3 comentários:

Ebert disse...

Os cartolas sustentam esse estado de coisas, por isso ninguém mexe na cartolagem e todos se dão bem.

Corrêa disse...

Parabéns do Atlético-PR e ao Coritiba pela coragem. E aos jogadores pela demonstração de apoi ao torcedor e à ética no futebol

Wedner disse...

No futuro bem próximo os clubes vão transmitir aqui seus próprios jogos. Vale pró Uber, vale pró Airbnb, vale pró Netflix, são modelos mais livres. Neguinho aqui não tá acostumado com concorrência