terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Série sobre assassinato de embaixador russo ganha o World Press Photo 2017. Brasileiro Lalo Almeida, com imagem dramática sobre vítimas de zika vírus, fica em segundo lugar


Foto de Burhan Ozbilici, vencedor do World Press Photo 2017.

por Jean-Paul Lagarride

Entre quase noventa mil fotografias inscritas por profissionais de 125 países, a 60ª edição do concurso World Press Photo apontou como Fotografia do Ano a série de imagens capturadas por Burhan Ozbilici, da Associated Press (AP), focalizando o assassinato do embaixador russo Andrei Karlov, na Galeria de Arte Contemporânea de Ancara, na Turquia em dezembro do ano passado. A série denominada "Um Assassinato na Turquia" mostra o terrorista islâmico Mevlüt Mert Altintas, um policial que fazia parte do dispositivo de segurança, com arma na mão, logo após disparar contra o embaixador.

A escolha da foto vencedora provocou polêmica até entre o júri que se dividiu entre a crueza de um fato jornalístico que não se pode ignorar e a publicidade que se dá indiretamente a um cruel ato de terrorismo.

Além de Ozbilici, 45 fotógrafos de 25 países foram premiados este ano.

Foto de Lalo Almeida, segundo lugar na categoria Prize History do World Press Photo. 

O fotojornalista brasileiro Lalo Almeida, colaborador do New York Times e da Folha de São Paulo no Brasil e na América do Sul, ficou em segundo lugar na categoria Prize History com a foto "Vítimas do Zika Vírus".

VEJA A GALERIA COMPLETA NO SITE DO WORLD PRESS PHOTO, CLIQUE AQUI

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Esse fotógrafo estava no lugar certo na hora certa.