Ira Etz e João Gilberto na capa da Manchete em 1959. |
Ira, hoje, no Arpoador. Foto Divulgação |
Segundo Ruy, Justino Martins, diretor da Manchete, mandou fazer uma reportagem de capa com João Gilberto no Arpoador. "Justino sabia que uma foto do pálido cantor dificilmente faria com que as grandes massas se digladiassem para comprar a revista. A solução era deixar João Gilberto num canto da capa e colori-la com uma garota que tivesse a ver com a história", escreveu Ruy, que trabalhou na Manchete e Fatos & Fotos.
E assim foi feito. O destaque na capa era Ira Etz, então com 22 anos.
Ontem, na Argumento do Leblon, Ira lançou um livro de memórias pela ID Cultural.
Em parceria com o jornalista Luiz Felipe Carneiro, Ira visita suas memórias às vésperas de comemorar 80 anos e compartilha com os leitores uma vida cosmopolita e marcadamente carioca.
O nome do livro não poderia ser outro: "Ira do Arpoador", que resume vida, vidas e verões de quem conviveu com personagens de Ipanema como Tom Jobim, Nara Leão, Rubem Braga e Marina Colassanti (de quem namorou o irmão, Arduíno) e Millôr Fernandes, além de João Gilberto.
O prefácio do livro é de outro jornalista ligado à antiga Manchete: João Luiz Albuquerque.
E na contracapa, Ruy Castro que, segundo ela, foi um incentivador da biografia, escreve: "Só Ira Etz poderia ter vivido a vida de Ira Etz. E como sabemos agora, só ela poderia contar sua história. O resultado é este livro, que nos remete aos grandes verões cariocas que Ira estrelou e às areias onde deixou sua marca para sempre”.
Um comentário:
A musa impressiona aos 80 anos. Parabéns pela vitalidade e beleza
Postar um comentário