sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Hora de se mancar: o povo não aguenta mais

por Eli Halfoun
1 - Responda com sinceridade: você não aguenta mais ler e ver notícias sobre a desembestada violência que transforma nossas vidas em um cada vez maior ponto de interrogação. Você liga a televisão em busca de diversão e lá estão programas policiais mostrando crimes brutais e agora a diária e inaceitável violência provocada ainda impunemente por vândalos que teimam e atrapalhar as verdadeiras manifestações e, portanto em atrapalhar o povo do qual acham que fazem parte. A pergunta que certamente você se faz nesse momento é a mesma que todos estamos fazendo diante dessa cruel realidade: onde o mundo vai parar? A violência sempre existiu, mas convenhamos que saiu dos limites, deixando-nos assustados e cada vez mais descrentes nas pessoas. Chegará o dia em que não teremos mais nenhum motivo e muito menos coragem para sair de casa. A violência está nos transformando em prisioneiros das quatro paredes em que viremos. Isso enquanto ainda temos quatro paredes. Já, já elas também serão derrubadas e aí não teremos mais como nos proteger de nós mesmos.
2 - Responda com sinceridade: você não aguenta mais tantos protestos, tantas manifestações e tamanho descaso de todos os governos que ainda assim tentam nos vender realizações que sabemos não realizaram e promessas que como sempre não cumpriram. Ninguém é contra as manifestações que queiram realmente e apenas reivindicar seus direitos todos os direitos do povo, mas a verdade é que está virando bagunça.  Os supostos manifestantes estabeleceram até novas regras de trânsito acabando a qualquer dia e a qualquer hora com o nosso sagrado direito de ire e vir, de circular livre e tranquilamente pelas ruas que, afinal, foram construídas e são conservadas com o dinheiro de nossos impostos. A recente movimentação de professores na Câmara Municipal do Rio deixou claro mais uma vez que nenhum governante está ouvindo o que os professores e a população de uma maneira geral querem. Os governantes já estavam surdos, mas parece que o grito popular os deixou ainda mais surdos. E burros.
3 - Responda com sinceridade: você não aguenta mais ter de enfrentar todo ano uma greve que os bancários já colocaram no quase oficial calendário do país. Nada contra a reivindicação salarial dos bancários e de qualquer trabalhador, mas tudo com um movimento leve em conta o respeito pelos prejudicados usuários impedidos de movimentar seu dinheiro, de pagar suas contas e de agir como manda o figurino da boa democracia. Com ou sem greve. É um absurdo que a greve dos bancários deixe idosos em pior situação do que já enfrentam, ou seja, sem poder tirar o minguado dinheirinho que recebem do INSS (esse é pago religiosamente em dia) e ficam impossibilitados até de comprar os remédios que precisam. Muitas vezes o dinheiro da aposentadoria mal dá para comprar um dos muitos remédios que a idade nos obriga a usar regularmente.
4 - Responda com sinceridade: você não aguenta mais ver na televisão imagens repetidas a exaustão, mostrando policiais agredindo manifestantes, mas não é exatamente isso o que acontece. Nossa polícia militar não é lá das mais confiáveis, mas a violência policial só acontece quando os vândalos partem para a agressão provocando uma inevitável reação. Há quem argumente que a polícia é preparada e treinada para agir com cautela em qualquer situação, mas convenhamos que ninguém nesse mundo foi criado para apanhar e ficar calado, mas isso não justiça que policiais que envergonham a farda criem flagrantes para prender inocentes, o que, aliás, não acontece só com manifestantes. Essa é uma vergonhosa prática que a polícia usa há anos e em diversas situações. É por essas e outras que a população sempre reage com revolta e violência contra os policiais mesmo aqueles que não exageram em suas funções.
5- O recente episódio que está sendo analisado pelo comando da PM reforça a importância da utilização do telefone celular como um atento olho de vigilância contra os maus procedimentos e não só os da polícia. Foi a câmera de um telefone celular que gravou a desastrada ação dos policiais contra um jovem pacato e inocente. Portanto esse é mais um motivo para que os policiais ajam sempre civilizadamente. A internet está aí atenta para denunciar os que não podem usar uma farda. Nem como fantasia de carnaval.
6 - Responda com sinceridade: você fica com náuseas diante das propagandas políticas que ainda tentam nos vender. Dá mesmo vontade de vomitar cada vez que se vê mais um festival de hipocrisia nas visões e promessas políticas. Responda com sinceridade: você não acredita que qualquer político merece seu voto. O voto sempre foi uma esperança. Deixou de ser faz muito tempo. (Eli Halfoun)


Um comentário:

Nelio Horta disse...

Parabéns Eli. Ótima matéria! Concordo com tudo que você colocou.
Chega de violência!
Chega de manifestações sem propósito e de policiais despreparados!
Chega de impunidade!
Chega de Políticos corruptos!