sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dilma pisa na bola...

Deu na Folha. A parte fraca: a dos aposentado, pode levar um ferro memorável. Alguém duvida que a medida poderá beneficiar apenaa as empresas? A diminuição dos descontos patronais dificilmente será repassada para os salários, não ajudará a criar empregos - milhões de empregos foram criados nos últimos anos sem essa expropriação - mas aumentará os lucros e implodirá a Previdência. Alguém paga pra ver?

2 comentários:

debarros disse...

Gonça, você não sabe muito sobre a situação dos aposentados. Para ter uma vaga idéia me aposentei com 8,5 salários mínimos. Hoje meu querido amigo Gonça, consigo receber o equivalente mais ou menos a 4 sal'ários mínimos.
Os governantes, qual deles tentou resolver esse problema ou pelo menos falou nele? Cadê o " pai dos pobres", que se preocupava tanto com os excluidos, mas nunca com os aposentados?
É isso aí Gonça. Tem muita jaboticaba em toda essa história da Previdência brasileira. Todo grande escândalo que surge na Previdência os envolvidos são funcionários e graudos funcionários do INSS.
Dinheiro para rouar sempre tem, mas pagar o justo aos aposentados nunca tem.

Gonça disse...

tem razão debarros. nos anos 90, com a moda de tudo ao neoliberalismo e nada ao social, vieram fator previdênciario e quebra da relação (na verdade uma quebra de contrato coisa que a mídia acha absurdo em negócios privados mas quando é a grana dos trabalhadores ninguém reclama) entre o que o trabalhador contribuiu e o que recebe, com a queda em relação ao salário mínimo que vc destaca. Temos que reconhecer que Lula fez um pouco mais, recuperou algum percentual, foi muito criticado por isso, mas claro que foi insuficioente. Essa proposta da Dilma, se for verdade, tem as digitais do empresariado. Empresário não repassa corte de impostos ou taxas para preços ao consumidor, banco não repassa totalmente a queda de juros para o consumidor, é do negócio dele lucrar o máximo com exorbitância. Caiu a CPMF, o valor foi repassado para preços? Não há pesquisas que demonstram que as empresas embolsaram o valor. Essa proposta decepcionante da Dilma só atende empresa, aumenta o famosos e dizem inexistente, se as dívidas patronais fossem cobradas, deficit da Previdência. O que Dilma fez com esse anúncio foi estimular os sonegadores. Espero que essa idéia cruel contra os aposentados não prospere.