sábado, 15 de janeiro de 2011

O descaso pede bis em Níterói

por Eli Halfoun
Menos depois de um ano de uma tragédia que arrasou muitas famílias e deixou centenas de desabrigados aquele monte de lixo chamado Morro do Bumba volta a ser ocupado por barracos que podem despencar novamente, principalmente nessa época de chuvas torrenciais. O noticiário diz que até agora a prefeitura de Niterói nada fez para melhorar as condições do local e o que é mais importante, evitar que, por absoluta falta de opção, famílias tenham de que procurar algum cantinho para morar. Essa é uma provável tragédia anunciada e se vier a acontecer as autoridades de Niterói terão de ser responsabilizadas criminalmente por permitir que aquele monte de lixo volte a ser ocupado com “moradias’ é realmente um crime. Crime qualificado. (Eli Halfoun)

2 comentários:

debarros disse...

Municipio de Niterói, particularmente o Estado do Rio de Janeiro, tem sido nos últimos 10 anos governados por partidos que dizem ser protetores e guardiães do povo. Pois bem, são sob a administração desses dois partidos o PT do senhor Lula e o PDT do senhor Jorge Roberto Silveira, que vem acontecendo essa série de tragédias da natureza com fortes chuvas e deslizamentos de encostas de morros ocasionando grandes perdas de vidas e de casas destruidas pela tormenta. No morro do Bumba, em Niterói, a tragédia se deu sobre casas que foram construidas em cima de antigo lixão sanitário que foi urbanizado pela Prefeitura.
Onde estão os engenheiros e os técnicos capacitados para impedir tais absurdos?
Assim como em Angra dos Reis e agora na região serrana do Rio de Janeiro milhares de moradias foram arrastadas – e com elas seus moradores – pelos delizamentos de morros, que as Prefeituras permitiram construir nas encostas dos morros e à beira dos riachos transformados em correntes de rios que com uma impetuosidade incrivel arrastaram e mataram milhares de moradores.
Esses partidos, diante dessas tragédias que vem se repetindo todos os anos, deveriam ser impedidos de participarem do contexto político do País, por incompetência e falta de visão administrativa comprovadas pelas tragédias que vem se repetindo toos os anos.
Os políticos que formam esses partidos sÃo incompetentes, gananciosos, corruptos, antiéticos e deveriam ser casados os seus direitos de exercerem posições políticas e cargos adninistrativos por absoluta falta de competência.

Gonça disse...

debarros, os municípios atingidos são governadors por vários partidos, assim como SP está nas mãos do PSDB há décadas. FHC, assim como Lula e Dilma também fez essa visita simbólica aos locais de tragédias. Todos são responsáveis. Por exemplo, o governo revela um fato chocante: as verbas reservadas para remoção de construções em área de risco, contenção de encostas, dutos para escoamento de água, estavam à disposição de muitas prefeituras que, por lei, cuidam do assunto. As verbas só podem ser liberadas mediante apresentação de projetos. Você apresentou? Nem muitas dessas prefeituras. A questão é de administração, de corrupção, de pressões de comunidades carentes (em troca de votos) e e de ricos com seus enormes poderes de convencimento. Não é tema partidário. Suas palavras, por exemplo, poderia valer para São Paulo dos tucanos e para Santa Catarina - onde houve grande tragédia - dos seus aliados DEMos.