

O prefácio já dá o recado: "Meu irmão, Robert Capa, assumiu o encargo de registrar o inferno que o homem criou para si próprio: a guerra. Sua compaixão era por todos que sofriam na guerra e suas fotografias transformaram em momentos eternos não apenas acontecimentos cruciais como também provações pessoais". Cornell Capa, que assina o prefácio, também era fotógrafo - foi da Life e da lendária agência Magnum - conta que Robert Capa costumava dizer a seus colegas fotógrafos: "Se suas fotos ainda não estão boas o suficiente, é porque você não está perto o suficiente". E foi assim, dispensando muitas vezes a teleobjetiva, que Capa registrou, entre outros grandes conflitos, a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial. A Cosac Naify acaba de lançar um livro fundamental na estante de qualquer jornalista ou repórter fotográfico. Em 293 páginas, com 100 ilustrações, "Ligeiramente Fora de Foco", o próprio Capa narra suas histórias e, principalmente, as histórias por trás das suas coberturas. Sobre a sua famosa sequência do desembarque das tropas na França, no Dia D - muitas fotos foram perdidas por um erro do laboratório que as revelou em Londres - Capa conta uma história curiosa. Ainda na barcaça, quando a prancha de desembarque se abriu, sob chuva de balas e morteiros, Capa parou por um instante para fazer as primeiras fotos da praia enfumaçada. "O contramestre, que estava com um pressa compreensível para sair dali o mais rápido possível, confundiu o meu fotografar com hesitação e me ajudou a me decidir com um bem aplicado chute na bunda".
Roberto Capa az parte de uma geração de fotógrafos, que fez até hoje as melhores fotos na focagem dos vários temas que abordou. Um deles, a Segunda Guerra Mundial em que participou ativamente nos momentos mais cruciais das batalhas que foram travadas. Haja visto o desembarque dos Aliados nas praias da Normandia.
ResponderExcluirO quue mais se pode destacar nessa geração é que nunca se titularam de gênios da fotografia. Sem falar rno Cartier-Bressson.