quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Vasco: nau à deriva e Almirante idem

por Gonça
Roberto Dinamite foi um craque, o Vasco deve muito à sua garra e aos seus gols memoráveis. Mas o que dizer do Dinamite presidente? Pegou o clube em fase difícil, é fato, mas dívidas não são privilégios de São Januário. Todos os grandes times do Brasil têm imensos passivos, o Vasco nem encabeça a lista-serasa. Só que encontram soluções criativas e trabalham para descobrir saídas. Posso estar errado mas Roberto Dinamite passa uma impressão de falta de apetite pelo comando. Talvez esteja delegando demais e delegando para as pessoas erradas. Ontem, o Vasco perdeu para o Resende. Foi vaiado pela torcida. Coberta de razão. A quem argumentou que foi apenas o jogo de estreia, que a torcida deveria dar um crédito de confiança, a galera responde que já não há crédito, ao contrário, rola um débito de sete anos fazendo figuração em campeonatos. Ser coadjuvante é posição que não combina com a trajetória do CRVG, que não fez apenas história no futebol mundial, escreveu lendas. Gerações de craques que deixaram suas marcas em São Januário comandaram expressos, nunca viajaram nos últimos vagões de trens desgovernados. Os últimos títulos nacionais foram em 1997 e 2000. De lá pra cá, apesar das dívidas, dois cariocas - Flamengo em 2009 e Fluminense no ano passado - chegaram lá. Querem um exemplo da falta de comando? No ano passado, em erro bisonho, o Vasco perdeu seis pontos no Campeonato Carioca por ter escalado jogador sem a papelada liberada. Este ano, os três reforços não puderam jogar ontem, e não entram em campo na próxima partida, porque o clube, apesar de ter dirigentes com salários milionários, não providenciou a tempo a documentação exigida pela CBF.
À torcida cabe protestar, pressionar, demonstrar sua insatisação com certos jogadores e dirigentes que fazem corpo mole, mas pouco pode influir além disso. Mas está na hora dos vascaínos de coração e alma com influência interna na Colina exigirem explicações da diretoria.
A nau parece à deriva, de velas arriadas e leme torto. E o Almirante, idem.

2 comentários:

eli halfoun disse...

É isso aí Gonça.Confesso que hoje sou um vascaíno apaixonadamente frustrado com tudo que o Vasco tem oferecido ao torcedor O que é que vou dizer para o meu neto de 13 anos que é o vascaíno mais apaixonado que conheci.Chato isso: cada vez que a torcida cria esperança o time entraem campo e joga tudo no lixo.

debarros disse...

Gente o que acontece com esse país, que hoje em todos os setores de sua vida é pleno de escândalos, de desvios de verbas em setores públicos e até em clubes sociais onde tudo deveria ser calmo, bem administrado, fluindo serenamente. Nos clubes de futebol tudo que acontece é pior. Hoje nào existe em todo esse país um clube de futebol que não esteja devendo milhões de reais. Devem até a jogadores de futebol como ao Romário, Edmundo e a outros menos votados.
Se esses clubes não ganhassem dinheiro durante as temporadas não estariam devendo a ninguém. Mas ganham e por ganharem são sangrados pelas suas diretorias implacavelmente, e ano após ano todo o seus lucors são desviados para os seus bolsos.
Os clubes devem aos governos federais,estaduais e munnicipais alem de deverem aos seus fornecedores. Seu os clubes não fossem bons negócios estariam fechados e o futebol no Brasil não se sustentava.