quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mundo precisa ver a China com os olhos bem abertos

por Eli Halfoun
Em matéria de finanças, os chineses têm os olhos muito mais abertos do que se pensa. Pelo menos é o que mostram números recentes publicados no Financial Time: a China cresceu 10,3% em 2010. Já tem uma população de 1,3 bilhões de habitantes, incluindo 150 milhões de pobres (aqueles que vivem com menos de um dólar por dia, segundo critérios da ONU). A China acumula no momento 875 mil novos milionários, movimentando um grande fluxo bancário. Ainda segundo o “Financial Time”, os empréstimos de fomento do China Developement Bank e do China Export Import Bank, somaram US$ 110 bilhões em 2009 e 2010 Nesse mesmo período, o poderoso Banco Mundial emprestou US$100,3 bilhões, volume considerado o maior na história da instituição. Como se vê, é o mundo que deve ficar de olhos bem abertos e atentos em relação a China e aos chineses. (Eli Halfoun)

Um comentário:

debarros disse...

Quando a Zona Franca de Manaus estava em pleno apogeu, por circunstâncias da minha vida passei um mês naquela capital – onde muitos indios e indias aculturados moravam nas casas dos alagados – e descobri que o comércio, principalmente dos eletrônicos era dominado pelos chineses.
Marco Polo descobriu essa vocação dos chineses, quando passou por aquelas terras, que era governada por Kublai Khan, neto de Ghengis Kan e acabou comprando a fórmula do macarrão, trazendo para o mundo ocidental essa maravilha saborosa que é o macarrão, hoje um dos pratos italianos mais festejado, além da pizza.