quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Diário visual do Nordeste 2: Euroville do sertão

















por José Esmeraldo Gonçalves
A Europa no sertão. Casas de arquiteturas típicas da Itália, Marrocos, Alemanha, chalés alpinos, um anfiteatro de inspiração grega, um castelo português, jardins floridos mantidos á base de irrigação, um lago artificial, uma réplica da Torre Eiffel, antenas parabólicas em meio a cactus e até uma cabine telefônica de Londres compõem um condomínio familiar em plena caatiga de Santana do Cariri, a cerca de 50km do Crato, no sul do Ceará. A construção da Euroville, este é o nome do lugar, foi uma iniciativa do urbanista Françuar Oliveira, já falecido, que morou na França e, ao voltar para o Brasil, incentivou os irmão a construirem as réplicas na fazenda da família. Pelo inusitado e pela perfeição das construções, a Euroville do Cariri atrai visitantes. Moradores locais especulam que o local poderá se transformar em um museu ou pousada, mas a família Pereira, proprietária do condomínio, não confirma.

4 comentários:

debarros disse...

Um cearense redescobre o Nordeste. Com isso e com as suas fotos e seus textos vamos participando dessa redescoberta de um Brasil antes esquecido e ignorado. Isso é muito bom. Afinal tudo é Brasil. Um povo só, sem etnias e enclaves em seu território.
Gonça, escreve um livro de anotações, iiustrado com suas fotos, do Nordeste que redescobriu.
N'ós, brasileiros, encrustados em nnssos cascos, agradecemos e pedimos bis.

Isabela disse...

Que é estranho é, no meio do sertão do Ceará edificações que parecem tão sofisticadas. Acredito que o lkocal se tornará uma atração turística inevitavelmente.

Ebert disse...

Sensacional. Gosto dessas coisas. Um homem tem uma ideia e a realiza. Sem dinheiro público, cada um faça o que quiser. Na verdade, pelo que li, o urbanista que idealizou as casas, criou uma atração turística para a região. Parabéns

cid disse...

Sensacional, fenomenal e inacreditável se não existise. Viva os Pereiras , Viva Santana, Viva o Cariri, Viva o Ceará e os nordestinos predestinados que não só sonham e sim os realizam.
Cid Som Peixoto.