quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Diário visual do Nordeste 5: Museu de Paleontologia




por José Esmeraldo Gonçalves
São quase 800 peças datadas do período cretáceo, há 100 milhões de anos. O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, a cerca de 50km da cidade do Crato (CE), reúne fósseis de animais e plantas coletados na região da Chapada do Araripe, onde estão depositados sedimentos de 70 a 150 milhões de anos atrás. Entre peixes, tartarugas, crustáceos, rãs, insetos, sáurios da terra e do ar - exemplares únicos no mundo - plantas e troncos fósseis de árvores, chamam atenção as réplicas de dinossauros que habitaram a região: o Santanaraptor, com 1,68cm de comprimento, 80cm de altura e 110 milhões de anos de idade, ancestral do Tiranossauro Rex (o fóssil desse animal foi encontrado em 1991) e o Angaturama, de 5 a 6 metros de comprimento, que viveu na Chapada do Araripe.

3 comentários:

Antonia Hermont disse...

Conheço e tenho lido sobre esse trabalho em um dos mais importantes sítios paleontologicos do mundo. Especialistas do mundo inteiro acorrem ao Cariri para estudar suas famosas formações. Que o governo dê os recursos que a URCA, Universidade Regional do Cariri, da cidade de Crato, que está à frente das pesquisas, precisa para resgatar tesouros arqueológicos da região.

debarros disse...

Gonça, esse Santanaraptor é muito chique. Parece que escovava os dentes com pasta de dente Eucalol, de tão brancos que estão.As patas dianteiras mais parecem mãos de lutadores de boxe. Diria até uma certa semelhança com as mãos do grande campeão Joe Louis.
Em Araruama, temos também um sítio arqueólogico, ,onde já descobriram uma capa de malhas, que os guerreiros usavam para se protegerem em combate das espadadas, lançadas e flechadas.

Gonça disse...

é debarros, a réplica é caprichada. Na verdade, o museu exibe em vitrines partes dos esqueletos fossilizados.A partir daí foi feita a simulação do animal completo.