por Dalce Maria
Pra vocês, com muito CARINHO
A gente era feliz. E, em maioria, sabíamos MUITO BEM disto. Eu, que voltara ao Rio para dirigir a CARINHO, vinda de Brasília, onde era repórter de economia e política do velho/grande JB, tinha perfeita noção do privilégio de fazer revista (e ainda tenho! embora esteja de novo em Brasilia, trabalhando com política. Deve ser karma!!). Ainda mais uma revista dirigida a adolescentes. E adolescentes reprimidos politica, social e culturalmente sob o peso da ditadura militar de tantos anos!
Quebramos vários tabus editoriais! Ousamos matérias de orientação sexual, falamos de drogas, direcionamos opções profissionais veiculando reportagens sobre mercado&carreiras. Lançamos várias das grandes estrelas do momento em televisão. Tais Araújo, Giovana Antonelli e Nívea Stelman, entre estas: todas começaram a caminhada, posando para fotos de reportagens e capas da CARINHO.
Batemos muitos recordes de venda em bancas.
Mas, todos estes acertos profissionais de pouco valeriam (se é que aconteceriam), se não fôssemos uma equipe. Uma tchurma! Com todas as diferenças, de idade, crenças, raças etc. Mas focada em fazer o melhor por nosso público-alvo. Principalmente, quando isto dava em sonoras gargalhadas de nossa parte. Era MUITO BOM! E está aí, pra quem quiser conferir nestas fotos, que Sidney Ferreira, nosso super-editor de arte, tirou de algum lugar do passado e devolveu ao presente. Que bom, Sid!!!
Legendar todas as fotos, uma por uma, seria muito chato. Nomear um a um, quem trabalhou na revista, não dá... Então, homenageio todos da CARINHO dos meus tempos, começando a identificação pelo mais genial que viveu entre nós: INDALÉCIO WANDERLEY, o dono da festa, destaque entre os melhores fotógrafos (e coleguinhas) que este país já conheceu. Também nas fotos, vemos Sidney, Maurinho e Wellington, da arte; Ana Anglada, Lucia Vianna e Adriana, produção; Ana Paula, Dora, Aline, Adriana e Lucia, redação/reportagem; e - claro! - Marcinha, símbolo da revista, a secretária mais inesquecível de minha carreira; além de mim, Dalce. Curtam de montão!!! Saudades gerais!!!!!!!
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
Que fotos maravilhosas!!! Recordações maravilhosas!!! Minha querida Ana Paula, com quem dividi apartamento quase três anos, era a editora. Eu fiz alguns frilas, o que eu mais gostei foi sobre a Chapada dos Guimarães. A Dalce disse que eu era uma "poeta", por causa do texto. Boas lembranças, bom rever todos da redação!
Beijos, boa semana!!!
Val!!Vc sabe que para sempre será das focas com quem mais me realizei em trabalhar! Reafirmo: vc É POETA!!Da vida. Das que transformam rotina em aventura,obstáculo em desafio,reviravolta em chance. É um conforto tê-la como companheira na passagem por este planeta...Que bom que o Sidney trabalhou estas fotos, né?! E mais ainda que Gonça as blogou!! beijão, amiga!!
Dalce Maria, até parece que foi ontem. O seu texto e essas fotos me transportaram para aqueles idos – posso afirmar – mais felizes da minha vida profissional. Foram 25 anos convivendo e aprendendo com pessoas como você, JEsmeraldo, Cony, Renato Sérgio, não posso deixar de citar o Zé Rodolpho Câmara, claro o Alberto Caravalho e tantos outros, que por falta de tempo e espaço não poderei citar mas carrego a imagem deles dentro da minha memória "ram", porque todos, repito, todos foram importantes enquanto profissional na Bloch Editores S/A. Não será demais repetir o velho bordão, "era feliz e acho que não sabia", mas desconfiava.
Dalce Maria, olhando bem a carinha deles, nas fotos, a gente vê como eram jovens e puros. Acho que todos nós tinhamos corações puros e mentes jovens. Por que não?
Às vezes me pergunto se tudo isso pertence ao passado então porque continua tão vivo em minha memória como se estivesse ocorrendo nos dias de hoje?
Que maravilha ver a Dalce aqui e a história e lembranças de "Carinho." Primeiro porque trabalhamos juntas na TV.E também porque esta revista me lançou muito no começo da carreira.
Contribui com a Carinho ainda na TV Globo, como freela. Adorava escrever ali.
Fico feliz com estes dois reencontros: com Dalce Maria e com as minhas lembranças na "Carinho."
Tomei esta postagem como uma inesquecível homenagem. Foi uma grande surpresa...Quando enviei estas fotos para a Dalce, foi na intenção de compartilhar uma deliciosa lembrança. Costumo dizer que não sou saudosista, mas sem dúvida alguma, na CARINHO tivemos momentos especialíssimos. Foi um privilégio ter feito parte de uma empresa tão marcante e com pessoas idem. E o melhor de toda esta experiência foi poder manter contato com grande parte dos amigos até os dias de hoje. Foi uma paixão cuidada e mantida para sempre.
Corinho: Dalceeeeeeeeee, eu te amooooooooo! beijos.
PS: Beijos também para Valéria Martins e para todos os autores dos comentários acima, saudades!
Sidney Ferreira
Minha gente, não posso deixar de entrar nesta conversa. Tenho muitas saudades da nossa Carinho. Hoje, sou professora de Jornalismo e comento muito da nossa experiência na revista, em sala de aula. Bons tempos??? Maravilhosos tempos!!! Sinto muitas saudades daquela época, mas, agradeço a Dalce, porque deixei a Bloch na hora certa de abrir novos horizontes para minha vida. Agradeço também ao Cony, que sempre me deu a maior força. Espero que todos estejam bem, muito bem, mesmo. Beijos especiais a todos e um montão de beijos para a Valerie, minha irmã!!!!!!!!!
saudaes, muitas saudades!!
Só o Sidney, que sempre foi tão especial, para aprontar mais essa!!
Dalce, como sempre, antenadíssima , nos preparar essa surpresa!!
Que bom!!!
Saber de todos e curtir essas lembranças!!
Valeu Carinho!!!
Dalce, Sidney e todos, um bela relato e fotos memoráveis. Como uma passagem para uma viagem de volta ao Russell. Não trabalhei na Carinho mas testemunhei a batalha, o profissionalismo e a amizade dessas e de tantas outras equipes que fizeram o sucesso de muitas revistas da empresa. Acho que o velho prédio do Russell guarda um pouco de todos nós. Foi uma época que valeu a pena. Fomos em frente, a vida nos levou, como diria o Zeca Pagodinho, mas o passado visto daqui, quando 2010 está ali pintando na esquina, emociona. O império ruiu mas aquele tempo é nosso. Bom Ano Novo!
Quero corrigir uma falha: mandar beijos para todos os autores dos comentários tambem abaixo do meu.
Sidney, você muito jovem, começou essa carreira, hoje chefe de arte, tornando-se brilhante com o correr dos tempos. Mas, mesmo ainda jovem, descobri nos seus olhos e comportamento, nos últimos meses, derradeiros e tristes, da Bloch, um amadurecimento precoce para a sua idade. Prenunciava-se a queda de um pequeno reinado e vc pareceu-me pressentir essa falência. Mas, hoje tudo 'é passado e espero que tenha continuado a sua promissora profissão com os êxitos prometidos. Obrigado pelas fotos, que trouxe um passado, nem tão passado assim, para os dias de hoje.
GENTEEEE!!Só hoje, terça-feira, pude voltar ao PÃOCOMOVO (não falei que trabalho com política em Brasília?!Imaginem o qto ando ralando!)Quase morro de emoção de tanto comentário.ZÉ (Esmeraldo pros íntimos)!!! O Blog tá BOMBANDO, parabéns!!!É TÃO BÃO A GENTE SE ENCONTRAR mesmo virtualmente!!!ELIANE??ANA??Há qto tempo!! Barros, vc é suspeito falando de mim. SID, manda mais fotos!!!Ai, gente...SAUDADE DA MÃECHETE!!!!!De vcs...Obrigada por tudo que todos acrescentaram à minha vida!!!
Barros, continuo em atividade, sim... Trabalho para uma agencia de publicidade, faço uma revista com a Marta (que foi secretária da presidencia da Bloch) e para uma editora sediada em Vila Isabel há cinco anos. No Rio de Janeiro, manter-se na nossa profissão é bem difícil por isso, reconheço ser um privilegiado. Aproveito para agradecer todos os ensinamentos que pude absorver de todos vocês, superprofissionais e seres humanos grandiosos. Beijos para todos.
Oi pessoal! Que legal ter essa chance de falar assim com vcs, q fizeram esse ícone de revista, chamada CARINHO . Me chamo victor e meu sonho é ter as edições que a xuxa foi capa (6 vezes de 79 a 85). Se alguém aí tiver e quiser gentilmente me vender, compro elas. Meu email barbierovictor@gmail.com . Mto obrigado
Victor,
Uma dica é a Banca Cena Muda, especializada em revistas antigas.
Site: www.acenamuda.com.br – E-mail: addadig@hotmail.com
Postar um comentário