segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Livro conta como a Kodak popularizou a fotografia e criou, na primeira metade do século passado, uma figura empolgada que está aí até hoje: o fotógrafo amador. Agora, com a "selfie" na cabeça e o celular na mão...

Reprodução Pinterest

por Niko Bolontrin

Foi lançado em São Paulo, no último sábado, o livro "Picture Ahead: a Kodak e a Construção do Turista-Fotógrafo”, vencedor do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

Baseada na tese de doutorado da pesquisadora Lívia Aquino, a obra focaliza a Kodak como impulsionadora de um personagem marcante do século passado: o amador que foi incentivado a não apenas viajar, mas registrar as imagens dos seus passos, escalas e, principalmente, paisagens.

A autora analisa peças fotográficas da Kodak, como anúncios e cartazes promocionais e mostra como os viajantes foram impelidos a incluir a câmera como item indispensável da bagagem. A Kodak popularizou a fotografia e construiu metodicamente e ao longo de décadas a figura do fotógrafo amador. Esse que, hoje, em tempo de celulares e selfies, registra tudo, todos e a si próprio.

Um comentário:

Elpídio disse...

As fotos de viagens de amadores no Brasil só começam lá pelos anos 30. Antes disso, as famílias contratavam fotógrafos profissionais para fotos posadas, geralmente em estúdios.
Nos anos 40 e principalmente depois da segunda Guerra é que as camaras Kodak, modelo caixote, se popularizaram aqui. esse livro deve ser bem interessante.