por Ed Sá
Com justificada cautela, o Facebook começará a implantar nos Estados Unidos um projeto-piloto para checagem de notícias falsas que circulam na rede social. Não será uma tarefa leve. A plataforma fará uma parceria com veículos, como a ABC News e organizações de "fact-checking". Sempre que for flagrada uma mentira, o posto será marcado como 'duvidoso" e o usuário poderá ir a um link que explicará porque a nota não é confiável.
A disseminação de notícias falsas - o Brasil já provou disso em pelo menos três campanhas eleitorais, incluindo a última, para prefeito, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo - chamou a atenção do Facebook só após a recente campanha eleitoral norte-americana quando a luta política na internet foi de foice cibernética.
O problema é que notícias falsas também são geradas pela mídia tradicional que pratica envolvimento político-partidário. Muitos veículos têm conta na plataforma. O Facebook não deixa claro se vai entrar nesse terreno - e, aí, a tarefa será enorme - ou se vigiará apenas os posts pessoais. Páginas oficiais de políticos e de governos municipais, estaduais e federal também geram notícias falsas. Números podem ser manipulados, versões distorcidas etc. No Brasil, houve até casos de vídeos políticos que foram provados falsos mas postados na rede.
Os "fact-checking" do Face vão comprar essas brigas?
Em todo caso, é esperar para ver o projeto em prática.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Espero que os posts denunciados sejam comprovadamente falsos e que isso não vire manipulaçaõ
Então as páginas do Facebook dos jornais brasdileiros e mais a Veja vão ser fechadas?
Postar um comentário