quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Ameaças ao livre exercício do jornalismo


Celso Nascimento é colunista da Gazeta do Povo

Como esses dias demonstram, o poder político do judiciário está inflado e isso se reflete em várias áreas.
O jornalista Celso Nascimento, do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, acaba de ser condenado a nove meses de prisão. Nascimento está na lista da Odebrecht? Não. Tem um triplex no bairro Água Verde? Não. Uma Ferrari na garagem? Não. Comprou jóias em Mônaco? Não.

O jornalista foi condenado por revelar atraso no parecer de um relator de processo sobre edital para construção do metrô local. O colunista fez menção a uma conhecida e pública relação próxima entre o conselheiro Ivan Bonilha e o governador Beto Richa (PSDB). Por ter mais de 70 anos, Celso Nascimento teve a pena substituída por cassação de direitos políticos e multa de dez salários mínimos.

Outros três repórteres da Gazeta do Povo (Francisco Botelho Marés de Souza, Rogério Galindo e Euclides Garcia), um analista de sistemas (Evandro Balmant) e um infografista (Guilherme Storck) são alvo de mais de 30 processos em diferentes juizados por parte do Ministério Público do Estado do Paraná após a publicação de uma reportagem sobre vencimentos dos juízes - somadas gratificações - acima do teto constitucional. A ministra Rosa Werber, do STF, suspendeu provisoriamente o processo até definição posterior sobre competência.

Hoje, os jornais noticiam como parte da crise entre o STF e o Senado, a reação de juízes e promotores a projetos aprovados ontem que enquadram a prática dos supersalários. Irritou a classe o fato de os projetos determinarem a inclusão de auxílio moradia e outros penduricalhos, como indenizações e vantagens, no cálculo dos rendimentos totais que ignoram o teto constitucional. Levantamento realizado recentemente sobre dados oficiais mostram que três entre cada quatro juízes brasileiros driblam o teto.

Como dizia Bertolt, o Brecht, "a confiança pode exaurir-se caso seja muito exigida".

3 comentários:

Mara disse...

eles estão se sentindo. É a nossa casta da India

J.A.Barros disse...

O Brasil de hoje – graças ao governo do PT – está dividido em classes sociais. A dos magistrados está no topo de todas as classes. Não vou dizer casta porque aí seria uma outra visão e abordagem do problema. Mas, neste país a classe dos magistrados é a melhor aquinhoada em penduricalhos e adicionais.

Tony537 disse...

Juízes são os novos marajá do Brasil. E não foram inventados pelo PT, see ignorante, esse privilegeio vem de muito tempo atrás, se você tivesse honra intelectual admitiria isso, mentiroso