sexta-feira, 21 de junho de 2013

O despertar dos “Gigantes”

Passeata dos 100 mil. 1968. Foto: Reprodução Internet/Jornal do Brasil
por Nelio Barbosa Horta
Todos que acompanharam as manifestações populares ocorridas em todo o País, ao longo desta semana, com passeatas pacíficas (a maioria), mas infelizmente com "bandidos" infiltrados no movimento, principalmente no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, guardarão o fato na memória como "a noite do vandalismo", devido à baderna generalizada da  última quinta-feira. Vândalos, munidos até de "coquetéis molotov", derrubaram postes, saquearam lojas, quebraram orelhões e vidraças de estabelecimentos comerciais e ônibus, 26 radares destruídos e uma grande quantidade de feridos. Sabem quem vai pagar o prejuízo? Mais uma vez, o povo.
No Rio, cerca de um milhão de pessoas, entre jovens, estudantes ou trabalhadores de todas as áreas,  ocuparam as principais avenidas em busca da manifestação que sensibilizasse as autoridades do País para a desigualdade social existente, com a inflação batendo a porta das famílias, onde o preço das passagens dos ônibus foi apenas um pretexto para extravazar toda a insatisfação da população, pressionada por tantas injustiças sociais, tanta corrupção, tantos desmandos, sem que a sociedade fosse ouvida e pudesse opinar.
Acreditem:  O "Gigante Brasil" despertou. Acho que este movimento poderá se repetir em outras ocasiões, sempre que as injustiças sociais ficarem mais evidentes e continuarem "sufocando" este povo, quase sempre pacífico. A mobilização é rápida.
Todos  acompanharam pela Globo, a espetacular cobertura do JN, desde as 17h30 de ontem até ás 21h30, sem interrupção com um trabalho digno de registro. De várias cidades e capitais, Repórteres e cinegrafistas foram colocados em pontos estratégicos, no alto de edifícios, onde tinham uma visão privilegiada de tudo. Parecia que eles já sabiam do que ia acontecer. O "Gigante" da comunicação também precisa despertar. Que tal uma mudança na "grade" de sua programação?  Em vez de tantas novelas seguidas, programas mais educativos como "O Globo Repórter", "Profissão Repórter", "Globo Comunidade", "Globo Mar" em horários mais nobres e com o JN  em edições diurnas e com os âncoras  "falando mais devagar", sem atropelar as matérias que acabam pouco compreendidas pelos ouvintes.
A  Globo com a grande estrutura que tem e seu grande poder de audiência deveria ajudar na educação dos jovens, com debates sobre os problemas do dia a dia enfrentados pelas famílias, inclusive sobre manifestação popular pacífica, que é o perfil da população brasileira.
Em 1968, no auge da repressão, estudantes, artistas e a população,  participaram de passeata sem a baderna generalizada dos atuais movimentos.   (
Nelio Barbosa Horta, de Saquarema)

5 comentários:

debarros disse...

Um desses repórteres da TV Globo, no Jornal da Ana Paula Araújo, relatou, com a cara de quem está muito aborrecido – zangado mesmo – com o quebra-quebra da noite anterior descriminando o que tinha sido vandalizado e o valor em reais de cada um e que nós os contribuintes é que iríamos pagar essas despesas. Ora, caro jornalista, tudo que o governo municipal, estadual e federal paga é com o dinheiro do contribuinte, ou não sabia disso? Acho que não e a maioria dos nossos políticos vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, governadores e inclusive presidentes do país desconhecem esse pequeno detalhe. O Estado não produz riqueza ele transfere riquezas, isso vim a aprender já no curso Ginasial e me parece que hoje isso não é ensinado nas escolas.
O vandalismo nessas manifestações são inevitáveis. O Marginal se aproveita da situação para provocar a polícia e no quebra-quebra assalta e rouba. Mas, a intenção da passeata, o verdadeiro motivo se mantém intacto e marcha pra frente porque sabe que as suas idéias atingirão diretamente o governo, E não se iluda, a sociedade não está presente nas passeatas mas está presente na intenção, no apoio e no coração, apesar do "vandalismo".
A partir de ontem o governo declarou guerra às passeatas e de agora em diante vai ser "pau-puro".
Estamos sendo convocados para a manifestação contra a PEC 37, na Candelária, no dia 26, deste mês, quarta-feira da semana que vem. A luta continua, parodiando líderes "progressistas"
Tudo vai ficar muito sério porque o Estado, como Estado soberano e poderoso, não vai permitir que essas passeatas continuem desafiando o seu governo. Não quer ser desmoralizado por jovens estudantes que por temerem o seu futuro, diante dos escândalos e da corrupção que invadiu o país, ficarem sem futuro. Talvez, pensam eles, se não seria melhor fazer um curso de 3 meses no SESC para garçon ou para Mordomo e ganhar 20 mil reais por mês servindo café a senadores e deputados ou lavando o saco de presidentes do Senado. Esse é o grande problema que o país atravessa e eles, os jovens das passeatas, perceberam e entenderam o que está acontecendo e tomaram essa decisão de realizar passeatas para acordar o país e dar o recado aos políticos de que eles sabem de tudo e de todas as safadezas que estão fazendo.
Acho que existe uma liderança – atrás dos bastidores – direcionando taticamente o movimento das passeatas.
Sou um homem de sorte, porque tenho passado e vivido todos os momentos históricos que ocorreram nos últimos 70 anos de minha vida desde que Getúlio Vargas declarou guerra do Brasil contra a Alemanha de Hitler a essas históricas passearas de jovens estudantes brasileiros que querem fazer um novo contrato social e salvar o pais de uma desmoralização sem igual na sua história.
Acho que esses jornalistas da TV Globo deveriam fazer uma reciclagem de estudos sócio-político e econômico.

debarros disse...

Por favor, não vamos entrar no jogo dos governos e satanizar as passeatas resaltando a vandalização cometida por extremistas radicais e marginais que se aproveitaram do momento para assaltar e roubar. Vamos apoiar esses jovens que corajosamente invadiram as ruas para protestarem e mostrarem que o Brasil de hoje não é esse mar de tranqüilidade e maravilha econômica.

Mário disse...

Nunca vi minoria de vândalos tão grande. A regra das manifestações foi o quebra=quebra, saques e agressões. No centro do Rio li que um fotógrafo foi espancado por manifestante por tentar defender uma menina que era assediada pelo grupo. O que vi foi garotos da elite arrebentando bens público. Se o futuro é esse, estamos perdidos. A loja de um amigo foi destruida e saqueada, ele não é rico e perdeu o sustento da família, não tem dinheiro para recuperar o negócio. esse é o saldo da palhaçada

Xico disse...

Ô povo otário, quer ver o saldo das manifestações?
Dilma saiu perdendo, partido políticos também sem exceção, o contribuinte, coitado, vai pagar pelo quebra-quebra, comerciantes perderam mercadorias, bancos tiveram caixas quebrados, bens público transformados em lixo etc, só tem até agora um vitorioso: as empresas de ônibus que vão ganhar mais subsídios com verbas publicas.

debarros disse...

As Empresas de Transportes Públicos foram sempre financiadas pelos governos pela contrapartida de financiar candidaturas de presidentes, governadores, prefeitos, vereadores, deputados e senadores. Já perguntou porque o governador Sérgio Cabral acabou com o transporte alternativo das Vans para as regiões serranas e da Costa do Sol? Isso tudo é um jogo jogado para o povo sair sempre perdendo. Por que as estações de TV, principalmente a TV Globo, enfatizaram as cenas de vandalismo? e se esqueceram das lindas cenas das passeatas? Porque querem jogar a opinião pública contra esses jovens que estão desafiando o "Sistema".
Mas, a revolução já começou e os discursos de cobrança e de denúncias estão sendo feito pela rede social. As passeatas acabaram com os Palanques políticos.