quarta-feira, 12 de junho de 2013

Um superastro chamado Juca de Oliveira

Memória da guerra: Samuel, interpretado por Juca de Oliveira, entra em pânico ao ouvir o barulho dos caças em "Flor do Caribe". Foto: TV Globo/Divulgação
Gueto de Varsóvia: o personagem de Juca de Oliveira vive o drama de uma sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Foto: Reprodução
por Nelio Barbosa Horta
A interpretação do personagem Samuel Schneider na novela “Flor do Caribe” da TV Globo, é inegavelmente das mais marcantes de uma trajetória repleta de grandes participações, e vem coroar, de maneira vitoriosa a carreira de Juca de Oliveira como dos maiores atores em todos os tempos.
O ator, que já participou de mais de 30 novelas e cerca de 10 filmes, coloca neste personagem  um valor histórico de quase 70 anos, quando chama para si toda a revolta do povo judeu, que sofreu na Europa a mais profunda  das atrocidades cometidas pelo nazistas nos campos de concentração e no Gueto de Varsóvia. É uma atuação primorosa, repleta de emoção, onde Juca chega, em determinados momentos, às lágrimas, num verdadeiro “show” de interpretação, dando o realismo de um autêntico descendente de família que sofreu, no Gueto, as piores violências da Segunda Guerra Mundial.
Após a invasão da Polônia pela Alemanha, em 1º de setembro de 1939, Varsóvia sofreu pesados ataques aéreos e bombardeios de artilharia. As tropas alemãs entraram em Varsóvia em 29 de setembro, logo após sua rendição. Juca teve grandes atuações desde “Gutierritos, o Drama dos Humildes”, na TV Tupi, passando por “O Semideus”, “Fera Ferida”, “A Idade da Loba”, todas na TV Globo. Ele se destacou, também, como Santiago Moreira em “Avenida Brasil”, mais recentemente.
Foram poucas as premiações que o ator recebeu em sua longa trajetória de sucessos: melhor ator coadjuvante por “Buffo & Spalanzani”, no Festival de Gramado, e Troféu Imprensa, como “Nino, o Italianinho”. (Nelio Barbosa Horta,de Saquarema)


4 comentários:

debarros disse...

Na segunda guerra mundial todos os aviões de guerra como caças e bombardeiros eram à motor à explosão. Só no fim da guerra apareceu o primeiro avião a jato, lançado pelos alemães, o ME 262 de dois motores. Hoje, nem o Brasil, fora os aviões Tucanos, operam aviões de caça à motores à explosão.

debarros disse...

Todos os aviões comerciais, de hoje, que voam em redor do planeta terras são propulsados à motor à jato.

Lucia Oliveira R. Magno disse...

Juca de Oliveira é de certa forma injustiçado. É o maior ator brasileiro.

Rita disse...

Grande Juca. Brilha na Tv mas é no Teatro que mostra sua arte extraordinária