sábado, 23 de fevereiro de 2013

Eutanásia: pena máxima para os envolvidos em Curitiba


por NBH
A eutanásia, um crime hediondo, prática antiga aplicada por povos primitivos e em hospitais do país, quase nunca averiguada e sem apuração de culpados ou envolvidos, vem surpreender agora a opinião pública. A acusação de que uma médica, Virgínia Helena Soares Souza, chefe da UTI geral do Hospital Evangélico de Curitiba, tinha como rotina profissional, MATAR.
Presa nesta terça-feira, a médica mostrava  este comportamento, segundo depoimentos,  por absoluta convicção, procedimento corriqueiro e que antecipava os óbitos, quando considerava que os pacientes em estado grave não tinham mais chances de sobreviver.  Seu marido, Nelson Mozachi, ex-chefe da UTI, teria sua morte antecipada pela médica em 2006. Virgínia assumiu o lugar do ex-marido logo após sua morte.
Segundo testemunhas, ela reduzia os parâmetros do respirador, de 40% a 60% para 21%, o mínimo. Ela também baixava o mecanismo de ventilação assistida para zero, diminuía  a frequência respiratória e aplicava fortes sedativos.
No Brasil, é considerado homicídio doloso, com penas de seis a vinte anos de reclusão, crime que iguala o homem moderno aos seus antepassados bárbaros e primitivos.
Em 1999, o auxiliar de enfermagem Edson Isidoro Guimarães, o "enfermeiro da morte", foi condenado a 76 anos de reclusão, pena reduzida posteriormente para 69 anos e mais tarde para 31 anos e oito meses. Neste caso apurou-se que havia envolvimento de empresas funerárias que pagavam de 40 a 60 dólares por paciente encaminhado.
Para um país religioso como o nosso, a vida é o bem maior, dádiva divina, que não pode ser decidida por nenhum médico ou familiar em quaisquer circunstâncias. Seria a PENA DE MORTE AUTORIZADA, que não é aceita pela sociedade.
Estou relatando este caso, porque em 1982, minha mãe estava internada em Hospital no Grajaú, encaminhada pelo IASERJ com pneumonia. Não era grave o estado dela e a última vez que a visitamos, conversamos,  e ela, que se sentia melhor, queria ir para casa o mais rápido possível. Ouvimos comentários, entre enfermeiras, de que minha mãe estava em estado grave e com sintomas de insuficiência respiratória. Naquela ocasião, não desconfiávamos dos médicos, que pareciam dedicados e competentes. No dia seguinte fomos visitá-la e a encontramos numa cadeira de rodas, morta. Nunca soubemos ao certo o que aconteceu. Conversando mais tarde com uma enfermeira, ela afirmava que jamais internaria um parente naquele hospital, que matava os pacientes de maneira cruel e impiedosa. Naquela época, ninguém teria coragem de se arriscar acusando o hospital e os médicos responsáveis.
Neste caso de Curitiba, cujos envolvidos já passam de quarenta, espera-se que a justiça seja feita condenando os culpados à pena máxima. (Nelio Barbosa Horta, de Saquarema)

Um comentário:

Isabela disse...

Na verdade, isso aí é assassinato. Em alguns casos de degradação extrema o doente terminal deveria ter direito de optar pelo fim do sofrimento. Então não seria o caso de usar a palavra eutanásia. No caso, foi crime por motivo trope mesmo, grana, dinheiro, bufunfa. Concordo: pena máxima para essa médica