sábado, 9 de fevereiro de 2013

Da importância da elegância na vida militar e do policial


por deBarros
As Legiões romanas marchavam pelas vias Ápias europeias conquistando as terras até então desconhecidas envergando armaduras que brilhavam à luz do sol comandadas pelos seus tribunos e Cesares  ricamentes trajados. Os exércitos dos Tzares atravessaram as estepes russas com seus uniformes ricos em dragonas douradas invadindo os seus vizinhos. No fim do século XVIII um novo exército surgiu nas planícies europeias. Eram os Hussardos, os Granadeiros que marcharam através da Europa vestindo suas casacas azuis de botões dourados liderados por um corso que quis fazer do continente europeu um só estado. As cores do “Le Grand Armée” de Napoleão conquistaram não só as terras mas também os corações dos homens. Há alguns anos atrás, na sala  de projeção da revista Manchete  assistindo a uma exibição de fotos em cores que documentavam o desfile das forças armadas russas em plena Praça Vermelha em Moscou, comemorando o aniversário da revolução comunista, um dos presentes, o escritor Carlos Heitor Cony, comentou surpreso dizendo que o “Exército russo era o mais bem vestido do mundo”.  A polícia inglesa, a Scoltland Yard, não fica atrás dessa elegância e os seus policiais, distinguidos pelo desenho de seus originais quepis, diferentes de todos os outros no mundo, discretos, envergam uniformes bem recortados e sem barrigas. A  “Sureté”, a polícia francesa, não fica atrás em elegância. O quepe que usam também foge ao comum. São arredondados com uma discreta pala na frente dos olhos e uma impecável farda. A elegância é observada nas corporações militares europeias. Antes de ser um soldado combatente ou um policial é preciso ser elegante. A polícia norte-americana não fica perdida nesse desfile. Ela ostenta uniformes bem recortados apesar de trazerem em suas cintura cintos com, além da arma, cassetete, algemas e vários aparelhos eletrônicos, que não tiram a elegância de seus uniformes. Os desenhos dos seus uniformes variam de Estado para Estado, mas sempre elegantes. Mas nenhum deles consegue superar a beleza e elegância dos uniformes da Real Polícia Montada do Canadá. Com seu dolman vermelho vivo de culotes azul marinho terminando com uma bota de montaria e um chapéu característico dos escoteiros os policiais canadenses são os reis das passarelas nos desfile das polícias mais bem vestidas do mundo. Depois de tudo isso olho para os policiais do meu país e uma vergonha enorme enche o meu coração. Quando os vejo nas ruas chego a confundi-los, em seus uniformes, com mecânicos de carros, com seus macacões sujos de graxa.
Além de uniformes que mais parecem macacões vestindo esses policiais, com enormes barrigas, que mal conseguem andar, como vão perseguir os bandidos pelas ruas das cidades? Se não é importante a aparência, porque iriam se preocupar com esse detalhe as polícias e os exércitos dos outros países?
Acho que a beleza do uniforme que se traduz em elegância e postura faz parte do aparato policial e militar. O soldado ou o policial se sentem limpos e orgulhosos e porque não? atraentes para as mulheres.

4 comentários:

Dailton disse...

já viu meganha ficar elegante?????

debarros disse...

Ao menos podia tentar usando uma farda criada por um estilista famoso.

debarros disse...

Ao menos podia tentar usando uma farda criada por um estilista famoso.

Wellington disse...

Isso não vai transformar as tropas em boilolas?