sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Brasil paga mico gigante por culpa da Fifa


por Eli Halfoun
Se depender do cartaz que a Fifa criou para Copa do Mundo de 2014,  a competição será um fracasso. Assim que o cartaz foi divulgado, a Fifa começou a receber boladas e mais boladas da torcida canarinho. Nas redes sociais, a crítica vem para o fato de que o cartaz teria sido inspirado no logotipo da Unilever, que usa pattern como recurso gráfico (quando pequenas as figuras compõem uma imagem, tudo na base do computador e sem quase nenhuma utilização dos velhos desenhos à mão, para os quais, aliás, o Brasil tem verdadeiros mestres). Os publicitários também fazem severas restrições ao cartaz que consideram pobre de impacto, com excesso de branco e um vermelho desbotado nas principais letras. A Fifa errou em tudo: tanto no Fuleco quanto no cartaz. O Brasil não está pagando um gigante. (Eli Halfoun)

Um comentário:

Gonça disse...

Caro Eli, você tem razão, o cartaz é péssimo. Mas na verdade foi criado por artistas brasileiros (designers de um agência paulista) e escolhido por um júri no qual se incluem Ronaldo, Bebeto, grandes conhecedores de design, rsrsr, escritores, artistas plásticos etc. Nesse caso, infelizmente, o mico é totalmente brasileiro. No caso do Fuleco, também é palavra criada por juri de brasileiros, o boneco criado por uma agência também brasileira. Inclusive uma escritora famosa participou disso. Este blog já publicou detalhes sobre o que essas sumidades aprontaram.