Se depender do cartaz que a Fifa
criou para Copa do Mundo de 2014, a competição será um fracasso. Assim que o cartaz foi
divulgado, a Fifa começou a receber boladas e mais boladas da torcida canarinho.
Nas redes sociais, a crítica vem para o fato de que o cartaz teria sido inspirado
no logotipo da Unilever, que usa pattern como recurso gráfico (quando pequenas
as figuras compõem uma imagem, tudo na base do computador e sem quase nenhuma
utilização dos velhos desenhos à mão, para os quais, aliás, o Brasil tem
verdadeiros mestres). Os publicitários também fazem severas restrições ao
cartaz que consideram pobre de impacto, com excesso de branco e um vermelho
desbotado nas principais letras. A Fifa errou em tudo: tanto no Fuleco quanto no
cartaz. O Brasil não está pagando um gigante. (Eli Halfoun)
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Um comentário:
Caro Eli, você tem razão, o cartaz é péssimo. Mas na verdade foi criado por artistas brasileiros (designers de um agência paulista) e escolhido por um júri no qual se incluem Ronaldo, Bebeto, grandes conhecedores de design, rsrsr, escritores, artistas plásticos etc. Nesse caso, infelizmente, o mico é totalmente brasileiro. No caso do Fuleco, também é palavra criada por juri de brasileiros, o boneco criado por uma agência também brasileira. Inclusive uma escritora famosa participou disso. Este blog já publicou detalhes sobre o que essas sumidades aprontaram.
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