A antiga Praça da Estação, no Crato. O nome oficial é Praça Francisco Sá, mas o povo também a chama de Praça Cristo Rei em alusão ao monumento do Cristo Redentor. A propósito, a estátua foi inaugurado em 1938, apenas sete anos após a conclusão do Cristo Redentor do Corcovado, no Rio de Janeiro...
...hoje abriga o moderno terminal do Metrô do Cariri...
...do VLT que liga Crato a Juazeiro do Norte...
oferecendo bem cuidadas estações...
...ao longo do percurso.
Aqui, o terminal de cargas da antiga RVC (Rede Viação Cearense)...
...e o belo prédio, hoje restaurando, da antiga Estação Ferroviária do Crato, inaugurada em 1926.
...hoje abriga o moderno terminal do Metrô do Cariri...
...do VLT que liga Crato a Juazeiro do Norte...
oferecendo bem cuidadas estações...
...ao longo do percurso.
Aqui, o terminal de cargas da antiga RVC (Rede Viação Cearense)...
...e o belo prédio, hoje restaurando, da antiga Estação Ferroviária do Crato, inaugurada em 1926.
por José Esmeraldo Gonçalves
O Rio parece ter abandonado o seu projeto de VLT. Já o Crato, no sul do Ceará, não tem Copa nem Olimpíada mas já está com o seu moderno trem urbano em funcionamento. Trata-se do Metrô do Cariri, um confortável VLT que liga a cidade à vizinha Juazeiro do Norte. O sistema dispõe de modernas estações e um eficiente ar condicionado. E há previsões de expansão rumo às cidades mais próximas.
2 comentários:
É uma grata surpresa saber que duas cidades do Nordeste jás têm em funcionamemnto um VLT pioneiro no Brasil. Pelas fotos, pude perceber a qualidade dos equipamentos.
e pensar que os trilhos dos bondes do Rio, uma das redes urbanas mais extensas do mundo podiam ter sido usados para receber os VLTs. O Ceará está ensinando.
Postar um comentário