deBarros
O texto que se segue embaixo foi postado em forma de comentário de um texto do Gonça sobre novelas e etc, sobre o comentário da jornalista Maria Alice. Achei que seria importante para esclarecer àqueles que desconhecem o processo de trabalho de uma redação jornalística, e resolvi, para torná-lo mais transparente, postá-lo na página nobre do Blog. É preciso se saber quem é quem em uma redação.
"Como sempre, o "Chefe de Arte", de uma redação é esquecido nas citações que envolvem os personagens de uma redaçào. O engraçado nessa história é que sem o "chefe de arte ou diagramador vai ser dificil botar o bloco na rua. As fotos e os os textos não vão sozinhos para a gráfica para serem impressos em forma de revistas, jornais ou qualquer outro formato gráfico. É preciso que esses elementos sejam trabalhados e transformados em páginas gráficas e através desse modelo serem impressas. Quem dá forma gráfica a essas informações é o tão esquecido e menosprezado pelos "coleguinhas jornalistas", o Chefe de Arte. Mas, os "coleguinhas" se esquecem até que ele existe, não só como profissional como pessoa humana. Entre esses profissionais, muitos tinham grau superior como Wilson Passos, antigo Chefe de Arte da Revista Manchete, que era formado em Engenharia Aeronáutica. Nelson Gonçalves, assistente de Arte do Wilson Passos, era formado em Odontologia. O Chefe da Arte J.A.Barros era bacharel em Direito e curso incompleto em Belas Artes.Esses profissionais eram capacitados até para exercerem qualquer cargo na redação. Mas, os "coleguinhas jornalistas" não pensam assim: não é Maria Alice?"
Um comentário:
Barros,
nos meus muitos (e bota muitos nisso) de redação o chefe de arte sempre foi fundamental no meu trabalho, principalmente como editor. Foi e é,como você mesmo está me mostrando outra vez com a arte que fez para o livro que lançarei breve. Tenha certeza que sem chefes de arte capacitados (como você é e eu sei bem disso) jornais,revistas e outros veículos não teriam a qualidade viisual que graças aos chefes de arte colocam a comunicação brasileira sem dúvida entre as melhores do mundo.
Postar um comentário