domingo, 18 de abril de 2010

O homem e a Terra

deBarros
O homem, esse estranho ser, diferente de todos os outros animais da Terra, porque pensa e fala, senhor do planeta e do espaço que o cerca, precisa parar e pensar no que vem acontecendo nesse pequeno mundo, que por circunstâncias, até alheias a sua vontade, faz e desfaz.
Como salientou Carlos Heitor Cony, na sua coluna de hoje, na Folha de São Paulo, terremotos no Haiti e no Chile e agora também na China. Nevascas fantásticas soterrando e matando pessoas na Europa e EUA. Chuvas torrenciais caindo sobre cidades, alagando e inundando casas fazendo desabar morros destruindo moradias e matando seus ocupantes.
Agora um vulcão, na Islândia, ameaça sufocar e matar na Europa com as cinzas que são lançadas da sua imensa bocarra aberta despejando fogo e morte.
Esses fenômenos sempre existiram nesse nosso mundo mas não com a violência que vem ocorrendo. O homem, com seu egoismo, pretensão e truculência, precisa parar e reinventar o seu lugar no planeta. Precisa parar de poluir, respeitar a natureza que sempre o acolheu e o protegeu. O dinheiro não representa a razão da vida. A razão da vida é conviver com os dons que lhes são oferecidos por esse planeta que lhe tem sido tão generoso e paciente. Lhe dá tudo do que precisa. Não lhe tira nada até a terra que o cobre no fim do seu tempo é ele que dá. Por que então continuar a lhe ferir, a lhe sangrar suas planicies, seus rios, suas montanhas, seus campos dourados e férteis, a cortar seu imenso céu azul que lhe cobre a cabeça, com nuvens poluidoras e envenenadas. Porque continuar a sujar suas águas doces e revigorantes que lhe refrescam a sua testa molhada de suor e lhe matam a sua sede.
Para o homem, não existe lugar mais bonito do que esse planeta. Tão belo e tão maltratatado. Reveja o seu comportamento e salve a sua casa, o seu lar, a sua mulher, o seu filho e salve você mesmo. Enquanto é tempo. A Terra está sinalizando o que pode acontecer em futuro muito próximo, se nada mudar.

Nenhum comentário: