quinta-feira, 22 de abril de 2010

Imprensa Ofical lança perfis de Paulo Francis, José Ramos Tinhorão e Roberto Muller Filho

Os três influenciaram o jornalismo brasileiro. A Imprensa Oficial, de São Paulo, mostra isso em três livros que fazem parte da Coleção Imprensa em Pauta. “Paulo Francis – Polemista Profissional”, de Eduardo Nogueira; “Tinhorão, O Legendário”, de Elizabeth Lorenzotti, e “Roberto Müller Filho – Intuição, Política e Jornalismo”, de Maria Helena Tacchinardi, serão lançados no dia 28 de abril (quarta-feira), a partir das 18h30, na Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915.  “São três nomes que revolucionaram e deixaram marcas definitivas na imprensa brasileira, contribuindo decisivamente para moldar sua qualidade e pluralidade”, destaca Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado.
O carioca Paulo Francis (1930-1997) foi um dos mais conhecidos e influentes jornalistas brasileiros de todos os tempos. Amado ou odiado, despertava paixões extremas sempre estimuladas por suas talentosas polêmicas. Francis desempenhou papel importantíssimo na resistência à ditadura militar. Foi um dos fundadores do “Pasquim”, em 1969, e mais tarde colaborou com os jornais “Folha de S. Paulo”, “O Estado de S. Paulo” e “O Globo”, além de fazer comentários na TV Globo. Suas polêmicas com artistas, políticos ou intelectuais – algumas delas antológicas – não deixavam ninguém indiferente.
Figura singular da história do jornalismo brasileiro, José Ramos Tinhorão construiu, a partir de seus artigos pioneiros sobre música e cultura popular, uma história da cultura urbana. Começou no jornalismo como copidesque, em 1952, no “Diário Carioca”, e seus primeiros artigos sobre música saíram em 1961, no “Jornal do Brasil”. O livro traça um perfil biográfico de Tinhorão ao mesmo tempo em que fala dos bastidores da imprensa carioca dos anos 1950 e 1960.
Criador do modelo que deu credibilidade e prestígio à “Gazeta Mercantil”, ainda nos anos 1970, Roberto Müller Filho transformou o jornal em uma das publicações mais importantes do país – referência nas áreas de economia, negócios, política e diplomacia. 
Fonte: Fábio Bahr e Ivani Cardoso, da Lu Fernandes Comunicação e Imprensa. (Telefone: 11-3814-4600)

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo Francis não merece um livro, Tinhorão é pedante, Roberto Muller não conheço. tenho dito