por Gonça
É impressionante a "criatividade" de um pessoal aí que dia sim, dia não, tem "idéias" para ocupar o Aterro. Aos poucos, um dos mais belos locais do Rio é ameaçado sob os mais diversos pretextos. A novidade no Aterro, além da expansão da Marina da Glória (até um teleférico foi anunciado), é um projeto para construção de um novo Anexo no MAM. A "boa causa" que esconde mais uma agressão a uma região tombada seria guardar um coleção particular e abrigar parte da reserva técnica. A verdade é que o Museu de Arte Moderna, que já foi muito mais ativo e movimentado, perdeu parte da sua importância desde que um incêndio destruiu grande seu acervo há mais de 20 anos. Desde então, o MAM não foi mais o mesmo. Da Cinemateca, que era um foco cultural nos anos 70, quase não se ouve falar. Resumindo: o MAM está subutilizado e há muito o que fazer no espaço atual para que atue como a cidade merece. Desfiles de moda, festas e feiras culinárias que se instalam no local (nada contra, imagino que são fontes de renda para a instituição), parecem chamar mais atenção do que o calendário de exposições. Um dos argumentos para a construção do Anexo é que terá cafeterias, restaurantes etc. Coisas que o MAM atual já tem. Que os conselheiros do Iphan tenham bom senso e rejeitem mais essa ameaça ao Aterro. Se o MAM precisava de espaço, porque não usa o que hoje esta cedido ao Vivo Rio? Pelo menos aquele prédio estava previsto no projeto original. A verba para a construção desse novo entulho arquitetônico deveria ser destinada à recuperação das áreas de lazer de um Parque que, apesar do abandono, é um dos mais frequentados pela população. Olho vivo, cariocas!
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Levo meus filhos no Aterro todo domingo. É lindo ver a alegria de crianças criadas em apartamento e é triste ver o abandono do parque. Tenho certeza de que quem tem essas idéias de ocupação do Aterro ou é rico e tem lazer sobrando ou não tem filho ou não tem respeito pela população.
Postar um comentário