por Gonça
O nosso amigo José Carlos Jesus enviou e o blog põe no ar a participação do fotógrafo Nilton Ricardo no programa Estrelas, da Globo. A apresentadora Angélica recebeu Luiza Brunet, que falou sobre sua carreira. Nilton (um recordista de capas, são centenas no seu portfolio, para revistas da extinta Bloch como Manchete, Fatos & Fotos, Desfile, Carinho, Mulher de Hoje, Pais & Filhos, EleEla, Amiga e outras) foi o autor das primeiras fotos de Luíza e assinou o primeiro editorial de moda da modelo para a revista Desfile, dirigida por Roberto Barreira. Depois, fez dezenas de capas com a sua musa. A propósito, Nilton relata parte da sua história e brilhante carreira no livro "Aconteceu na Manchete - as histórias que ninguém contou" (Desiderata), lançado por jornalistas que trabalharam na Bloch. No seu depoimento, no livro, ele compara épocas, fala de um tempo sem máquinas digitais e photoshop e de como os bons fotógrafos da Manchete tinham que ser versáteis: fotografavam em estúdio, nas ruas, na selva amazônica, registravam conflitos, crises e guerras e até produziam para fotonovelas.
No reencontro no programa de Angélica (outra que posou dezenas de vezes para a sua câmera) rolou emoção e troca de lembranças. Nas reproduções, Nilton e Luiza no estúdio da Bloch em foto publicada na revista Manchete no começo dos anos 80; e em cena no "Estrelas". São histórias e vidas profissionais entrelaçadas.
Em uma das sequências do programa, os dois recriam uma sessão de fotos, como se voltassem ao passado nos estúdios da Frei Caneca e do Russell. Uma bela matéria. Veja o vídeo. Clique AQUI
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Já teve agonia hoje, NILTON?????
SAUDADÉZIMAS!!!!E ainda bem que, por exceção, não assisti ao Estrelas desta semana...Ver vc, estando eu cá de Brasília, sem poder lhe falar,ainda que via blog...ia ser de AMARGAR!!!!!!!!!!
Mais outra razão pra curtir a Angélica, nossa menina CARINHO, né???Levar vc ao Estrelas é MAIS QUE JUSTO - 9 entre 10 das atuais devem brilho às suas fotos!!!Dalce
Como na música do Roberto "Belos tempos, velhos dias..." saudades de todos vcs...
beijos
Grande Nilton Ricardo.
Ao vê-lo no Programa da Angélica, passou um filme das minhas memórias, quando levavamos aquele "studio" portátil (o Balcar - era esse o nome Não ???), para fotografarmos as fotonovelas da Sétimo Céu. O que a Dalce falou, é a mais pura verdade (9 da 10 atuais, deve brilho às suas fotos.Sucesso sempre. um abraço Jorge Cunha ( o jorginho da Amiga).
Eu assisti à entrevista, foi quase por acaso,mas foi muito legal, porque humana, simples, sensível. Rever o nosso Nilton Ricardo, já agora um senhor de cabelos brancos (anunciou que é pai novo, quer dizer tem um filho quase bebê), mas com aquele sorriso aberto de sempre foi emocionante, uma volta no tempo. E a Luiza citar nominalmente a Angela e o Roberto, também muito especial. E nós que ainda estamos por aí, não nos revemos? Bjs,
Um história, emocionante. Sou jornalista, não trabalhei na Bloch mas conheço como leitor daqueslas revistas o trabalho do Nilton Ricardo. Um merecido reconhecimento. Parabéns. E como está bonita a Luiza Brunet.
Esse é o cara que sempre fotografou a canora paraguaia Perla, praticamente todas as capas da diva eram fotos dele!
Postar um comentário