sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Café com cachaça. Já tomou?


por Eli Halfoun
Café também é cultura. Dúvida? Então dê uma olhadinha no livro “Café com suas receitas - Dicionário gastronômico” que acaba de ser lançado pela jornalista gastronômica Giuliana Bastos. Entre muitas receitas (tem a da sobremesa tiramissú) você ficará sabendo também porque o teste de degustação do café chama-se “quebra de xícaras”, se nenhuma louça é quebrada. Vai descobrir ainda como desenhar o Taj Mahal nas espuma de um cappucino. O livro reúne verbetes de A a Z, e muitas receitas, inclusive a de uma estranhíssima de caipirinha de café. Quer experimentar? São 100ml de cachaça, 50ml de café espresso, 1 limão, açucar e gelo à vontade e grãos de café para decorar. Faça assim: amasse o limão como açucar e acrescente o gelo. Agora mexa em uma coqueteleira e em seguida despeje o conteúdo em um copo, coloque o café espresso e decore com grãos de café. Agora reúna toda a coragem e beba.

2 comentários:

deBarrros disse...

Café com cachaça nunca tomei, mas já bebi muito café com conhaque, que aprendi com os alemães, na revista O Cruzeiro, onde eles trabalhavam como técnicos contratados na implantação do sistema de impressão em Rotogravura, que era uma técnica ainda inédita no Brasil.
O café tinha de estar bem quente e essa mistura provocava um perfume bem agradável ao olfato que aliado ao paladar se tornava uma bebida,, além de forte, meio estonteante. De qualquer maneira, era mais uma desculpa para se beber nas noites frias do inverno carioca.

Eliane Furtado disse...

Boa dica para quando o meu craque cirúrgico me liberar. Aguardo ansiosamente o dia de Natal( em diante) para brindes diversos.