quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Crise do meio impresso: pesquisa do IBGE mostra grande queda de consumo de jornais, revistas, livros e papelaria



Segundo Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de dezembro de 2016, setor editorial registra queda de 16,1% na vendas em relação a 2015. É a maior queda da série histórica. O declínio é atribuído à expansão dos meios eletrônicos.


5 comentários:

Ebert disse...

O ultimo a sair apague a luz

J.A.Barros disse...

Não acho que a queda de livros seja tão acentuada mas, a queda de vendas dos jornais e revistas é realmente assustadora. As bancas de jornais estão diversificando e passaram a oferecer sorvetes, lápis, cadernos escolares, refrigerantes etc. porque a queda dos jornais e revistas,agora com o aumento de preço por exemplar, aumentou mais ainda.

J.A.Barros disse...

Se o ano tem 12 meses porque repetir a estatística em ano e em 12 meses?

Rodrigo S. (D.Est-RT) disse...

Simples. O número referente ao ano, significa de janeiro a dezembro de 2016. O valor relativo a 12 meses refere-se aos últimos 12 meses. No caso, a estatística do IBGE foi divulgada em dezembro de 2016, por isso os últimos 12 meses equivalem ao ano. Mas nem sempre essa coincidência acontece. Se fosse divulgada em outubro, por exemplo, as duas seriam diferentes: de outubro de 2015 a outubro de 2016 (últimos 12 meses), e de janeiro de 2016 a outubro do mesmo ano (ano).
Essa diferenciação é obrigatória em Estatística para a apuração do ritmo de crescimento de um determinado dado.

Wedner disse...

A mídia tradicional está tentando tirar dinheiro de onde pode, eventos, especiais patrocinados, seminários patrocinado geralmente por estatais, a luta é pra valer em busca de recursos e no governo Temer isso tem funcionado pois ele aumentou as verbas para grandes grupos.
Mas parece que não basta para tentar preservar altos lucros. Tem editora jornalísticas que passou a vender produtos de varejo via internet e não demora muito vai entregar comida em casa com drones.