sexta-feira, 26 de abril de 2013

O último sonho: Ser garçom no Congresso


por deBarros
Nunca me senti tão ofendido e humilhado quando vim a ler num jornal da cidade do Rio de Janeiro que a governadora de um estado, filha de um ex-presidente do país, ia se aposentar, com vencimentos de 21 mil reais por mês, de um cargo público para o qual fora nomeada sem concurso através de um famoso “trem de alegria”. Como o pai dela, que já goza de duas aposentadorias, sendo uma de um INSS e outra como ex-presidente e não deve demorar se aposentar como Senador da República indo gozar de 3 aposentadorias. A filha, se aposentando como governadora, ficará com duas aposentadorias. Não sei se isso é permitido pela lei que regula o sistema de aposentadoria neste país, mas como tudo nesse país tudo pode desde que beneficie os poderosos vamos acreditar que é possível.
Diante desse absurdos cometidos por políticos fico a me perguntar porque trabalhei mais de 50 anos de minha vida para conseguir me aposentar com 8,5 salários mínimos e hoje com o decorrer do tempo não chega a 5 salários, quando no mundo político governadores depois de 4 anos se aposentam com o salario que recebiam no exercício do cargo, ex-presidentes também vão para a suas casas gozar de ricas aposentadorias além de serem contemplados com outras benesses, como senadores ou deputados, ou se por acaso, na época em que começaram a trabalhar numa repartição qualquer ou por fruto de um “trem de alegria” passam a receber mais um salário que beira em torno de 21 mil reais. É preciso lembrar que aqueles que foram presidentes da Petrobras, quando deixam o cargo vão para casa com o salário que recebiam como presidente dessa Estatal, que não é aposentadoria, para o resto de suas vidas. Lembram-se do japonesinho do Geisel? Ficou tão rico que foi embora para os EUA onde comprou uma fazenda no Texas e vive lá até hoje. Não sei mais se isso é imoral, é indecente ou se no fim das contas eles estão certos e eu é que estou errado, o fato é que, esses exemplos de mordomia, privilégios e tantos outros mimos que essa minoria vem a ganhar só nos ofende e nos humilha e nos deixa com uma enorme sensação de frustração e incapacidade, senão de fracassados diante de nossas famílias e amigos.
Não quero e não vou mais votar. Primeiro fica a indagação em quem votar. Teremos candidatos preparados para a eleição de 2014?  E segundo porque todos aqueles em quem votei não fizeram nada como também não trouxeram nada para melhorar esse país. Nem ideias novas conseguem criar e ficam se repetindo fingindo que governam e nós fingindo que acreditamos que eles estão governando.
Por essa razões e tantos outros motivos é que parei de querer e sonhar com um país melhor, mais gratificante com o seu povo. Não, esse país não oferece nada ao seu povo. Só obrigações e muito trabalho e aos poderosos oferece tudo de vantagens e lucros materiais pelo fato de serem poderosos e privilegiados. Basta, não quero mais ser brasileiro. De agora em diante passo a ser um apátrida e como Ashverus vou percorrer o mundo com a imaginação que me restou sonhando com outras pátrias em possa acreditar e por elas morrer.
Mas, a esperança é a última que morre ainda me resta uma última alternativa de sobreviver neste país: ser garçon no Congresso com o salário de 15 mil reais por mês. Sei que será difícil conseguir essa vaga porque, naturalmente,  a corrida  e a fila deve estar enorme e também porque  não conheço nenhum político e não frequento os corredores palacianos onde a troca de favores políticos e grandes negociatas são tramadas e executadas. Mas, fico pensando, se outros conseguiram por que não poderei conseguir? E se conseguir essa vaga, por obra do acaso ou mesmo por intercessão e prestígio de Satanaz, senhor do mal e realizador dos sonhos impossíveis será a minha glória que permitirá a minha volta a acreditar neste país. Amém

Um comentário:

Edson disse...

Anime-se. Dizem que quando os bons cidadãos ausentam-se da política canalhas ocupam seus lugares.