sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cuidado: nós é que podemos virar lixo nas ruas


por Eli Halfoun
Se todos agissem corretamente, especialmente no respeito aos direitos do próximo, não seriam necessários tantos regulamentos e tantas leis criados apenas e principalmente pra que aprendamos a ter limites. Se todos tivessem consciência de noções básicas e fundamentais de higiene certamente não seria necessário multar os que insistem em transformar as ruas em uma lixeira pública. Infelizmente só costumamos aprender com ameaças, especialmente as que tocam no nosso pouco e suado dinheiro. Assim não haveria para a Prefeitura a não ser ameaçar (e cumprir, espera-se) com multa os que insistem em sujar as ruas. Uma cidade limpa representa muito mais do que andar por locais que não nos dêem nojo e vergonha. A sujeira jogada nas ruas é a que a causa maior das muitas enchentes das quais temos sido vítimas, às vezes até fatais. É o lixo acumulado nas ruas que entope os bueiros, não deixa as águas das chuvas escoarem livremente, o que acaba provocando tragédias pelas quais também somos (talvez os maiores) responsáveis. É um ponto de interrogação saber se a lei da rua limpa funcionará mais e melhor do que a lei da ficha limpa. A população até que recebeu as multas numa boa, mas será suficiente para acabar com o péssimo hábito de jogar no chão e em qualquer lugar o lixinho que precisa ser descartado, mas deve ser feito em local adequado (há muitas lixeiras espalhadas pela cidade)? O problema maior da sujeira é o desrespeito com o próximo que vem de uma falta de educação histórica. Não faz muito tempo entrei em uma lojinha de salgadinhos para fazer um lanche e fiquei de pé diante do balcão ao lado de um rapaz que estava terminando de comer. Assim que o fez amassou o guardanapo e a embalagem do salgadinho e jogou os papeis no chão, embora houvesse ao seu lado, quase batendo em seu ombro para dizer “hei, eu estou aqui”. Nem esperei o rapaz sair para abaixar, pegar o que ele tinha atirado no chão e jogar na lixeira, como ele deveria ter feito. O rapaz ainda me olhou com cara feia (percebeu que eu chamava sua atenção) e antes de sair deu um sorrisinho como se quisesse dizer “olha esse otário”.
As multas podem ajudar a manter a cidade limpa, mas a limpeza total só se fará presente quando a educação vier em primeiro lugar. Limpeza é acima de tudo uma questão de higiene. Portanto, não jogue na rua o que você não arremessa no chão de sua casa. Se não agirmos com a mesma correção em casa e na rua nós é que seremos o lixo espalhado e amontoado pelas ruas. (Eli Halfoun)

Um comentário:

debarros disse...

Tudo isso é muito triste porque revela que nós brasileiros somos os causadores dessa sujeira e lixo que toma conta das ruas.