por Eli Halfoun
A história é antiga, mas não cola: sempre
que uma novela não conquista o sucesso que esperava tenta-se atribuir parte da
culpa à mídia que antecipa o que acontecerá a cada capítulo e assim diminui o interesse
do telespectador que já conhece o que vai ver ou deixar de ver porque já
conhece. Tem sido assim com “Salve Jorge”, onde tudo é previsível e, portanto, não
é exatamente a antecipação das tramas a responsável pela rejeição do público à
novela. Outras novelas também tiverem (e tem) seus capítulos antecipados, mas
nem por isso perderam ou perdem audiência. Além do mais o público sabe
perfeitamente que a maiorias das coisas que lê está no terreno das especulações
e é preciso confirmar vendo se é mesmo verdade. Existe outro aspecto: mesmo que
seja verdade o que está escrito nunca é igual ao que é mostrado. Ver é muito
mais do que ler melhor para crer. Janete Clair, nossa imbatível e popular
novelista, reclamava quando eu antecipava na revista Amiga o no jornal Ultima
Hora o que a novela supostamente mostraria. Em uma conversa com ela argumentei que
minhas informações não prejudicavam a novela em nada. Exemplifiquei dizendo que
se conhecer o final atrapalhasse ninguém mais assistiria qualquer montagem de
“Romeu e Julieta” ou de “A Vida de Cristo”. O público sabe perfeitamente o
final, mas nem por isso deixa de ver e aplaudir o espetáculo quando é bom, bem dirigido
e bem montado. Também é assim que funciona com as novelas. Quando a audiência
cai a culpa é da novela. Nunca da mídia. (Eli Halfoun)
Um comentário:
Quer dizer que a novela não é boa, não é bem dirigida e nem bem montada, enfim: "uma merda ".
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