terça-feira, 23 de abril de 2013

Mitos e verdades sobre um dos maiores tormentos das mulheres: a celulite

por Eli Halfoun

Uma das maiores (se não a maior) preocupações das mulheres nesses tempos de imposição estética é a celulite. Elas costumam fazer de tudo para ficar livres das gordurinhas que geralmente lhes enfeiam as pernas (coxas principalmente) e acreditam em tudo o que suposta e milagrosamente pode livrá-las dessa "vergonha" e  incomodo. Nem tudo o que se diz sobre o tratamento de combate a celulite é verdade e muitos especialistas  garantem que não há nada que possa livrar as mulheres da celulite. De qualquer maneira existem muitos mitos e verdades. A revista "Rota Tijucana" fez um levantamento. Anote aí:


Os mitos: 1) o gás dos refrigerantes não provoca e nem agrava a celulite, mas refrigerantes não devem se consumidos porque como todos os doces são calóricos, o que,sim, aumenta a gordura e, portanto, a celulite. Nesse caso prefira os refrigerantes sem açúcares e fuja dos apetitosos doces;

2) roupas apertadas não fazem aumentar a celulite, embora dificultem o retorno venoso com exceção das meais elásticas apertadas e usadas nos membros inferiores. Esse tipo de meia é recomendável e não interfere e nem agrava a celulite ao mesmo tempo em que melhora o retorno venoso, além de fazer uma sustentação mecânica atuando para as pernas como o sutiã funciona para as mamas; 3)  O cigarro ajuda a causar rugas, além de provocar alterações na micro-circulação e na oxigenação dos tecidos, mas é um mito  acreditar que pode ser causa ou contribuir para o agravamento da  celulite; 4) quem gosta de gelatina deve consumir com frequência, mas sem esperar que ela firme a pele e assim reduza a celulite. Não há nenhum estudo científico comprovando que a gelatina seja capaz de reduzir a celulite. De qualquer maneira comer gelatina é melhor do que ingerir massas; 5) obesidade provoca o acúmulo de gordura localizada e de flacidez da pele e pode agravar a celulite, mas não está relacionada  diretamente ao aparecimento  ou à piora da celulite. A obesidade causa aumento de gordura localizada que acaba se projetando para fora, mas não é verdade que somente as pessoas obesas têm celulite, embora com menos freqüência as magras também tem celulite; 6) não acredite e cremes milagrosos. Nenhum creme dentro da enorme variedade oferecida atualmente funciona com como medicamento contra a celulite. O uso de cremes isoladamente não é capaz de reduzir a celulite. Cremes podem ser utilizados de forma complementar no tratamento da celulite em casos mais leves.

As verdades: 1) bebidas alcoólicas, que são muito calóricas, não são recomendas porque favorecem o aumento de peso e o acúmulo de gordura localizada. Portanto, o álcool pode sim piorar a celulite; 2) celulite não é um problema de idade. A celulite se inicia na puberdade e evidentemente aumenta com a idade, o que está associado a muitos fatores entre os quais o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal e o aumento de peso. Um dos maiores desencadeadores da celulite aparece depois dos 30 ou 40 anos. É a flacidez que aumenta com a idade e pode sim piorar a celulite; 3) fatores genéticos predispõem a celulite. Especialistas garantem que quando a mãe tem celulite, as filhas também tendem a desenvolver o mal e muitas seguem o mesmo padrão de lesões. Nesse caso é verdade que se deve atuar na prevenção da celulite, principalmente quando há casos familiares. Recomenda-se o acompanhamento de uma equipe médica experiente; 4) excessos alimentares (ingestão exagerada de gorduras e carboidratos) ocasionam aumento de peso e consequentemente pioram a celulite. Recomenda-se uma dieta balanceada e individualizada com poucas calorias. É importante reduzir o consumo frituras, alimentos gordurosos e doces.

Enfrentar a celulite é uma briga diária que depende única e exclusivamente  das mulheres. Se elas já venceram tantas coisas, enfrentar a celulite é muito mais fácil, mas é importante estar consciente que a celulite não  acaba, mas não fica tão aparente e, portanto, não impede que as mulheres continuem fazendo o que mais gostam: olhar-se repetidas vezes no espelho. (Eli Halfoun)  

Um comentário:

debarros disse...

Na hora do "vamos ver " não dá pra ver as celulites do pedaço.