Além do mais o final antecipado na mídia nunca prejudicou a audiência do último capítulo e nem lhe diminuiu a curiosidade que, aliás, aumenta com o joguinho de esconde-esconde feito por autor e emissora. Mesmo sabendo o que acontecerá o telespectador acompanha a exibição do último capítulo com interesse e às vezes interesse dobrado para confirmar com orgulho que já sabia de tudo. Se conhecer o final de novela ou filme influenciasse negativamente o interesse do público certamente "Romeu e Julieta" e "A Vida de Cristo", que tem finais mais do que conhecidos não continuariam fazendo sucesso no cinema em suas várias versões sempre com o mesmo e conhecidíssimo final. O público é muito mais curioso e teimoso do que se pensa. (Eli Halfoun)
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Público assiste último capítulo de novela mesmo conhecendo o final
por Eli Halfoun
Em recente participação no "Domingão do Faustão" para discutir, como estão fazendo quase todos os brasileiros, o provável final da novela "Avenida Brasil", a atriz Deborah Secco pediu que a imprensa não publique (se descobrir, é claro) o final da novela porque o público gosta de saber do final no somente no dia da exibição do ultimo capítulo. Não é bem assim: o telespectador é muito curioso e não agüenta esperar até o final para saber o final e por isso mesmo consome todo o noticiário sobre o assunto que ocupa espaço em todos os jornais e revistas do país, além de outras novas e velhas mídias. A mídia só publica os prováveis finais e até o verdadeiro de uma novela simplesmente porque é o leitor-telespectador que pede isso. O público tem muitos motivos para querer conhecer tudo antes o fim: o primeiro é que gosta de contar vantagem dizendo que sabe o que quase ninguém sabe; o segundo é acompanhar o capítulo final para ter a certeza de que a mídia publicou a notícia corretamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Quem ao começar a ler um livro não passou para a última página para saber o resultado de toda trama?
Postar um comentário