quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Seca no nordeste, até quando?

por Nelio Barbosa Horta

Eu era criança quando meu pai, que era paraense, teve que fazer uma viagem ao Nordeste. Foi de navio, para visitar familiares que tinham se mudado do Pará para o Ceará, por questões financeiras, e que estavam desesperados devido principalmente à seca implacável que há séculos assola aquela regularmente região do país. Eles haviam comprado um chácara na esperança de plantar e fazer uma criação de gado para garantir o sustento da família. Lutaram muito, procuraram ajuda de órgãos municipais, estaduais e até uma correspondência com o governo federal tentando ajuda para minimizar o problema que as pessoas só conhecem de verdade quando convivem com ele. Este sofrimento, que já foi seguidamente contado pelos "cantadores" do Nordeste, principalmente pelo Luiz Gonzaga, o "Gonzagão", e pela literatura de Cordel, que há muitos anos fala da amargura daquela população que parece condenada a conviver com a saga de um clima tão hostil que permanece até hoje.
Algumas obras têm sido feitas ao longo destes anos tentando minimizar o problema. Poços artesianos, ligações com rios historicamente caudalosos como o São Francisco, hoje nem tão caudaloso devido aos constantes desvios no seu curso e assoreamento do seu leito. Sabemos que estas medidas serão pouco produtivas devido ao aumento da população e o consumo de água cada vez maior, além das queimadas que desmatam e poluem a atmosfera e as águas do mar.
Ao mesmo tempo que a seca castiga o Nordeste brasileiro, vemos, através de documentários, como os países da Ásia enfrentam este problema cuja solução é decisiva na subsistência da espécie humana.
Sabemos que a água salgada dos oceanos totaliza 95% de toda água existente no planeta. O consumo de água potável cresce em ritmo alarmante e a única saída para que não haja falta d'água seria transformar a água salgada em água doce.
A dessalinização da água
Na Ilha de Curaçao iniciou-se em 1928 o processo de dessalinização da água salgada. No Brasil existem alguns dessalinizadores, mas poucos funcionam já que sua manutenção requer material específico, e a troca do equipamento de manutenção provoca danos no aparelho que por isso é abandonado.
Chipre é um bom exemplo de dessalinização. Utilizam este processo não somente para abastecer as necessidades da população, mas também para devolver a água do meio ambiente que já foi retirada ou diminuída através de depósitos nos lençóis freáticos.
A dessalinização no Ceará
Através deste programa, o Ceará objetiva antecipar-se aos fatos, desenvolvendo ações que venham a possibilitar, futuramente, a utilização desta alternativa para a obtenção de água. O grande impedimento atual para a adoção deste processo é o custo, pois, apesar do desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, a produção de água dessalinizada do mar permanece onerosa.
Este custo ainda é muito alto comparado com o aproveitamento de fontes alternativas de água, exceto para grande parte das áreas áridas do mundo. Segundo Rui Iwersen, do GaiaNet, não se deve ignorar que, futuramente, a escassez regional implicará na necessidade de importação de água das bacias hidrográficas cada vez mais distantes. O Brasil tem, com o Amazonas, a maior bacia hidrográfica do mundo, e que poderia ser utilizada no consumo interno, além da alternativa de dessalinização da água do mar que teria condições de viabilizar-se.
Com o atual desenvolvimento do país, e o nosso crescimento econômico, pode ter chegado a hora de acabar definitivamente com a seca do Nordeste, deixando para trás uma das páginas mais tristes da nossa história, que leva sua população a se deslocar constantemente para o Sul em busca de melhores condições de sobrevivência. (Nelio Barbosa Horta, de Saquarema)


(Nelio Barbosa Horta, de Saquarema)

7 comentários:

debarros disse...

E O DESVIO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO – PROMETIDO PELO EX PRESIDENTE – PARA ACABAR COM A SECA EM ALGUMAS REGIÕES DO NORDESTE?
O PROGRAMA ACABOU? AS OBRAS PARARAM? AS VERBAS DESTINADAS ÀS OBRAS FORAM DESVIADAS PARA CONTAS BANCÁRIAS DE QUEM?
NUNCA ANTES NESSE PAÍS... E DEBAIXO DESSA FRASE O PAÍS IA SENDO ENGANADO E ENROLADO PORQUE NADA ERA REALIZADO. APENAS O GRANDE BLEFE DE QUE 40 MILHÕES DE BRASILEIROS ASCENDERAM À CLASSE MÉDIA ERA DIVULGADO. IMAGINA COMO SE TORNOU FÁCIL CRIAR UM NOVA CLASSE MÉDIA PORUQE A QUE EXISTE LEVOU SÉCULOS E MAIS SÉCULO PARA SE TORNAR UMA CLASSE SOCIAL. BEM, ESSE BLEFE DO GOVERNO SE TORNOU A PIADA DO SEU GOVERNO.

debarros disse...

O "HOMI" NÃO DISSE QUE IA MUDAR O PAÍS? MUDOU? FICOU NO PODER 8 ANOS E TUDO QUE FEZ FOI COPIAR E DAR CONTINUIDADE AO QUE O GOVERNO ANTERIOR AO SEU FEZ. TERMINOU AS OBRAS DO DESVIO DAS
AGUAS DO S. FRANCISCO? NESSE ANO NÃO CHOVE HÁ ONZE MESES. O GADO ESTÁ MORRENDO E A LAVOURA SECOU E O POVO ESTÁ PASSANDO FOME. E DAÍ? O GOVERNO ATUAL ESTÁ TOMANDO PROVIDÊNCIAS? A INDÚSTRIA DAS PIPAS DÁGUAS VOLTOU COM TODA FORÇA. QUEM TEM DINHEIRO TEM ÁGUA, QUEM NÃO TEM MORRE DE SEDE. ESSA
É A CARA DO NORDESTE DE HOJE E DE SEMPRE.

Pantonio disse...

Muitos governos tomaram providência mas a corrupção levou tudo. Por uma questão de justiça, lembro que o governo Lula, ao retirar da linha de probreza 30 milhões de brasileiros contribuiu para melhorar a situação. O IBGE constata em pesquisaas fundamentadas que é bem menor o número de emigrantes do nordeste para o sul. Fábricas, serviços, distritos industrias são ganhos de um nordeste que não depende apenas da agricultura. A seca ainda acarreta problema social mas não se compara à tragédia que era há alguns anos.

debarros disse...

ATÉ HÁ POUCO LULISTAS E PETISTAS AFIRMAVAM QUE QUE TINHAM TIRADO DA POBREZA 40 MILHÕES DE BRASILEIROS. O BRASIL, DE ACORDO COMO O IBGE, CONTA COM UMA POPULAÇÀO DE 190 MILHÕES. E OS 150 MILHÕES QUE RESTAM SÃO, POR ACASO, RICOS?

debarros disse...

HÁ MUITOS E MUITOS ANOS QUE A ARABIA SAUDITA E OUTROS PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO UTILIZAM A DESSASSILINAÇÃO DAS ÁGUAS DOS MARES QUE OS CERCAM PARA SOBREVIVEREM NOS ARDENTES DESERTOS DA ÁFRICA DO NORTE.

Pantonio disse...

O IBGE pesquisou que Lula tirou da linha de pobreza 30 milhões de brasileiros. Muitos outros chegaram à classe C, olhaí os números do consumo em venda de eletrodomésticos, casas, roupas, viagens. Quem quer entender que o Brasil tem "150 milhões de ricos" ou tá voando ou tá zoando.

debarros disse...

AFINAL, SÃO 40 MIHÕES OU 30 MILHÕES DE BRASILEIROS RETIRADOS DA LINHA DE POBREZA? ESTÁ ME PARECENDO MAIS CONTA DE MENTIROSO OU DE PUBLICIDADE ENGANOSA.