segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Nem desastre, nem euforia: o PT simplesmente resiste. E até cresce...

por JJcomunic
Apesar do momomento político e das circunstâncias (a pressão para que o julgamento do mensalão coincidisse com as eleições e fosse parte da campanha eleitoral da oposição), o PT fez mais de 600 prefeituras - deverá sair das urnas como o partido que mais venceu em cidades acima de 200 mil habitantes -  e disputará o segundo turno em redutos importantes. Teve um derrota marcante - Recife - e não conseguiu superar pelo menos dois candidatos à reeleição, em BH e Porto Alegre. Contra todas as expectativas levou Haddad ao segundo turno, em São Paulo, assustando os tucanos em uma "capitania" que dominam há 20 anos. Também contrariando as "previsões", o PT venceu no ABC. Se na avaliação forem incluidos os partidos da base do governo, Dilma sai fortalecida para disputar a reeleição em 2014. Aécio Neves, que saiu das sombras para surfar na vitória do candidado do PSB em BH, e Eduardo Campos, que consolidou sua liderança em Recife, são presidenciáveis. Resta saber se alcançarão dimensão nacional. O PMDB permanece como o partido que detém o maior número de prefeituras mas já não tão hegemônico: o espectro político ficou mais variado e muitas siglas dividem o poder regional. Segundo números iniciais, o PT garantiu 627 prefeituras (14% a mais que em 2008). Em número total de votos, ultrapassou o PMDB e é o partido mais votado para prefeito no país, com 17,3 milhões de votos, cresceu 4% em relação a 2008. Outra sigla a crescer foi o PSB:  51% no total de votos e 41% em número de prefeitos eleitos. PSDB se manteve como o segunod partido em número total de prefeitos mas caiu 13% a menos que em 2008.
A campanha para o segundo turno deverá se acirrada. O julgamento do mensalão, que há mais de dois meses é primeira página dos principais jornais, temas de "especiais" em revistas e assunto dominante em coberturas ao vivo e nos principais telejornais, deverá ocupar ainda mais espaço nessa reta final. O tiroteio será intenso mas aparentemente, como demonstrou nas urnas, o eleitor tenderá a votar mais preocupado com as questões municipais e a administração da sua cidade. O jogo político que tem o STF como palco parece à maioria apenas isso: um jogo político. E isso não significa que o eleitor não está legitimamente preocupado com a corrupção. Está, a qualidade do voto tem melhorado, lenta mas paulatinamente. Alguns candidatos ligados a milícias, por exemplo, amargaram derrotas. Outros vinculados explicitamente a igrejas, também. E a maioria dos eleitores espera que o TSE conclua o julgamento dos fichas-sujas eleitos e os retire da política. E que o STF, após julgar o atual mensalao, parta com o mesmo rigor e tratamento especial para outros processos envolvendo partidos da  oposição, como o famoso mensalão mineiro, o de Brasília etc etc. Aí sim, o Brasil estará dando um grande passo para higienizar suas instituições contra a corrupção mas sem partidarismo, sem ações seletivas.  

3 comentários:

debarros disse...

Caro jjcomunic, lendo o seu texto me fica a impressão de que você, assim como o seu líder espiritual, não acredita que o "Mensalão" existiu. O que existiu, no entender desse seu lider, foi nada mais do que "Caixa 2", um recurso contábil por demais usado nesse país . AH!, também dá a entender que o julgamento do crime do "Mensalão" foi o resultado de uma demoníaca conspiração das "forças conservadoras"e de uma "oposição" que não existe materialmente, que nunca, até os dias de hoje, se fez presente, porque se existisse de fato, o seu lider, na ocasião que estourou o maior escândalo de propinas e compra de parlamentares por membros do governo, teria sofrido "impeachment"e estaria fora do governo e talvez atrás das grades.
JJ.Comujic parece se esquecer que 8 ministros do STF foram nomeados pelo seu líder espiritual e só um deles, estranhamente, vem votando a favor da absolvição dos corruptos e corruptores desse Partido que é, por azar do Brasil, governo.
De fato é de se admirar a coragem e desfaçates com que esse ministro inventa e distorce verdades, inclusive leis vigentes inclusas no código civil e processo civil criando confusões, que é claro o leigo não entende e por não entender acha que esse "megatrefe" está com a razão. Afinal, esse ministro está pagando o favor que lhe foi feito pelo seu líder, então presidente do país, ao nomea-lo para esse cargo tão honroso e bastante rico. Dinheiro é dinheiro e quanto mais melhor.
Quanto a eleição de Prefeitos o partido do seu lider vem perdendo nas capitais e maiores cidades do país, mas vem ganhando nos pequenos e inexpessivos municípios. Vem ganhando em número e perdendo em força política expressiva.
Mas, a grande batalha está sendo travada em terras pailistanas. Pode vir a ser a batalha de "Borodino" para o PT e para o seu líder. Se perder pode tirar o cavalinho da chuva e vestir o pijama de aposentado, porque será o caminho aberto para a dona Dilma se recandidatar e se reeleger presidenta do Brasil. Mas, calma que o "andor é de barro" e do Nordeste uma nova força política vem nascendo com muita vontade de crescer e aparecer.

debarros disse...

RABO DE CAVALO TAMBÉM CRESCE!

JJcomunic disse...

Vamos lá, debarros: caixa 2 ou não, os chamados mensalões atingem todos os partidos. Mas apenas um caso está sendo julgado e em período eleitoral. É campanha política, claríssima. O fato de Lula nomear ministros não quer dizer nada. Ministros são de elite e suscetíveis às pressões de elite. Impeachmanet? Como assim? Se FHC ao ter compra de votos para emendas de reeleição e privatização no seu governo, mesmo com ghravações de fitas famosdas, não correu o risco de impeachmenet? Me parece que cada ministro tem sdireito a dar seu voto de acordo com os autos. A midia e a oposição querem condenação a todos pretexto e desqualificam quem foro contra. no fascismo também era assim.
Por fim, PT tem melhores resultados nas maiores cidades do país, com mais de 200 mil eleitores, números do TRE. PSDB definha, quem cresce é o PSB. Se não ganhar SP, os tucanos, que perderam Curitiba onde eram absolutos, vão virar DEM e começar a sumir. Tanto que até agora sua maior vitória, a que comemoram, é em BH com a reeleição de um prefeito do PSB, ou seja gozando com o pau dos outros.
Debarros, os números não refletam os desejos eróticos-políticos da mídia e da oposição de direita, o fato é que o PT cresceu em relação a 2008, foi em número de votos o partido mais votados pelos brasileiros nessa eleição. O quye significa que os brasileiros querem o combate à coprrupção mas não são otários para imaginar que outros partidos, como o PSDB, inventor da fórmula mensalão e ativos em escandalos federais nos anos 90 e estaduais até hoje onde governa como em SP e na terra do Carlinhos Cachoeira, são formados por santinhos. Combate a corrupção é totsal não seletivo com querem os assaltantes do poder, aqueles que perdem sucessivas eleições e querem conquistar o poder no tapetão.